Lula retorna a Pernambuco com agenda na área da saúde, Transnordestina deve ficar para depois

Cynara Maíra | Publicado em 11/08/2025, às 08h30 - Atualizado às 09h06

Lula deve vir para Pernambuco nesta semana - Foto: Ricardo Stuckert
COMPARTILHE:

O presidente Lula (PT) desembarca em Pernambuco na sexta-feira (15) para sua segunda agenda no estado em 2025. Segundo informações recebidas pelo Jamildo.com, o presidente deve focar na área da saúde, com anúncios relacionados com a área de oncologia e com a fábrica da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata Norte. 

 A primeira visita do petista ocorreu em maio, quando anunciou a ampliação do abastecimento de água a partir da transposição do Rio São Francisco.

No atual roteiro, o presidente deve evitar tratar do repasse da operação do Metrô do Recife ao Governo de Pernambuco, tema que provocou críticas de metroviários e mobilizou protestos na agenda anterior. O Jamildo.com já tinha informado sobre a possibilidade de que o repasse do controle do Metrô do Recife ocorra em setembro

Ainda este ano, Lula deve retornar para uma terceira visita. Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o presidente deve vir em outubro para assinar a retomada das obras do trecho pernambucano da Transnordestina.

A nova passagem por Pernambuco ocorrerá pouco depois da demissão do ex-deputado federal Danilo Cabral (PSB) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A saída foi interpretada como resposta a pressões políticas do Ceará.

Última visita de Lula a Pernambuco

Em 28 de maio, Lula esteve em Salgueiro, no Sertão Central, para assinar a ordem de serviço da duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

A cerimônia reuniu ministros, a governadora Raquel Lyra (PSD), parlamentares e prefeitos da região. A ampliação da EBI-3 deve beneficiar mais de 8 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A agenda anterior também teve manifestações do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), que contestam a transferência da operação do Metrô do Recife para o Estado, com posterior concessão à iniciativa privada. 

Lula Pernambuco

Leia também

Alepe faz homenagem para Eduardo Campos após dia que completaria 60 anos e semana que marca falecimento


Terreno do Colégio Americano Batista: CEHAB reafirma uso educacional e movimento contesta: "a luta é por moradia"


Guilherme Boulos reforça pré-candidatura de Jô Cavalcanti ao Senado em 2026