Em sabatinas pela eleição de Goiana, Eduardo Honório é foco de debate entre adversários

Cynara Maíra | Publicado em 02/04/2025, às 09h36 - Atualizado às 10h29

Marcílio e Eduardo Batista citaram impacto de Honório na disputa - Reprodução Instagram
COMPARTILHE:

Apesar de ter sido impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de assumir como Prefeito de Goiana, o ex-líder do Executivo Eduardo Honório (União Brasil) continua como uma das peças centrais da disputa na cidade.

O nome de Honório foi ponto de destaque em ambas sabatinas promovidas pela Rádio Folha FM 96,7 com os dois candidatos que disputam a Prefeitura de Goiana.

Além de discutirem propostas, tanto Eduardo Batista (Avante) quanto Marcílio Régio (PP) discutiram o papel de Eduardo Honório no pleito.

Ao atingir 78,16% dos votos válidos na eleição inicial em Goiana, Honório teve seu registro de candidatura impugnado pelo TSE pelo entendimento de disputava um terceiro mandato consecutivo.

"Ninguém é dono de Goiana", diz Eduardo Batista

Primeiro a ser entrevistado pela Folha, o prefeito interino de Goiana e candidato ao cargo, Eduardo Batista minimizou o peso político de Honório e afirmou que a população deseja mudança.

Não tenho medo nenhum [da influência de Honório], porque o que a gente vê em Goiana hoje é o povo querendo mudar. Não me faz medo nenhum. Ninguém é imbatível, ninguém é dono de Goiana. O dono de Goiana é o povo, ninguém é dono de cidade nenhuma e a gente vai mostrar isso nas urnas”, declarou Batista, na sabatina desta segunda-feira (31).

O candidato apresentou promessas para áreas como saúde, segurança e infraestrutura. Entre as propostas, estão:

Marcílio Régio defende legado de Honório

Na terça-feira (01), o candidato Marcílio Régio, apoiado por Honório, rebateu as declarações do adversário ao destacar a expressiva votação do ex-prefeito e sua aprovação popular.

"Veja bem, um bom governo não desaparece assim. Eduardo Honório foi aprovado, fez um bom governo, é a marca dele. Estamos a 100 dias da saída dele e acho que isso faz medo. Com todo respeito, eu também tenho nome em Goiana, mas não se pode apagar a história. Não se acaba em 100 dias".

O candidato do Progressistas destacou que sua trajetória política o credencia para o cargo, citando passagens como vereador, presidente da Câmara, secretário de Obras e vice-prefeito.

Entre suas propostas, Régio prometeu:

Disputa em Goiana

A eleição suplementar foi convocada após a anulação do pleito de 2024, quando Eduardo Honório venceu, mas teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Honório era vice-prefeito de Osvaldinho em 2016, até o então líder do Executivo precisar sair do cargo por problemas de saúde. Em 2020, Honório foi eleito para vaga.

Por conta desse histórico, a Justiça entendeu que sua eleição configuraria um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela Constituição.

A eleição suplementar ocorre no dia 4 de maio, das 8h às 17h, e definirá o próximo prefeito de Goiana.

Goiana Eleições eduardo honório eduardo batista marcílio régio

Leia também

CPRH apresenta projeto para Unidade de Conservação Tatu bola, no Sertão


Águas do Rio São Francisco chegam ao agreste pernambucano com a Adutora do Agreste


Após esvaziar Alepe para adiar votação, Raquel consegue comissão para discutir PEC de emendas