Cynara Maíra | Publicado em 13/09/2024, às 17h00
Nesta sexta-feira (13), o Jamildo.com encerrou a série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Olinda entrevistando o vereador Vinicius Castello (PT).
Além do político do PT, também participaram das sabatinas Mirella Almeida (PSD), Márcio Botelho (PP), Antônio Campos (PRTB) e Izabel Urquiza (PL).
Os encontros ocorreram no Instagram do site (@blogdojamildo), majoritariamente às 16 horas, em formato de transmissão ao vivo.
Vinicius Castello iniciou a sabatina falando que vindo da periferia, entende a vivência da maioria dos eleitores de Olinda.
Ao ser questionado sobre quais são os principais problemas da cidade, Vinicius relata ser difícil saber é o que não falta melhorar em Olinda.
Sobre segurança pública, o candidato relata que simplesmente armar a guarda municipal não é suficiente, além de garantir a questão técnica, é necessário valorizar a classe dos agentes de segurança municipal. O candidato cita que não quer armar a guarda municipal.
O candidato cita que a cidade precisa de câmeras de videomonitoramento, principalmente na Zona Oeste de Olinda, no qual Vinicius diz que é sempre deixada de lado.
Além disso, o vereador afirma que o combate à violência começa antes, com a necessidade de acesso à educação e valorização. O político afirma que é necessário assistencializar as áreas de vulnerabilidade para diminuir os índices de criminalidade.
O candidato ainda afirma que é necessário, em parceria com a Prefeitura do Recife, integralizar a Praia Del Chifre, que fica na divisa entre Olinda e a capital pernambucana.
Vinicius aproveitou para criticar a gestão do prefeito Lupércio (PSD) ao relatar que existe um "desastre de gestão" e que apenas ele é capaz de reverter a situação de Olinda. Vinicius cita o diálogo com o Governo Federal e a Prefeitura de Olinda. "Se você não tem diálogo, não sai nada".
O candidato cita que é preciso investir na juventude através do desenvolvimento de tecnologia, para criação de um polo criativo.
Com relação à educação, Vinicius afirma que é necessário dar maior suporte para os profissionais da educação e ampliar o número de creches e os EJAs (Ensino Jovem Adulto). "Estão matando o direito de sonhar das pessoas e a gente quer recuperar isso com a educação",afirmou o candidato.
O candidato do PT afirma que a maioria dos olindenses não quer falar sobre política porque há muita frustração e desesperança dos eleitores com os políticos da cidade.
Sobre a crítica de Antônio Campos de Vinicius seria uma "marionete de Renildo Calheiros", o candidato afirma que não é apadrinhado por ninguém e que só estão tentando criticá-lo apontando outra pessoa.
Com relação à tentativa do PSOL de colocar uma candidata própria, Vinicius afirmou que conhece Palloma, a candidata que iria escolhida anteriormente pelo Partido Socialismo e Liberdade, mas que a discussão com o partido foi tranquila e proveitosa e gerou um endosso ao seu nome.
Sobre o uso do presidente Lula (PT) como cabo eleitoral, Vinicius relata que o presidente já gravou material para sua campanha e que tem orgulho do endosso do Líder do Executivo Nacional.
O candidato afirma que os seus números em pesquisa mostram um número próximo de todos os candidatos, enquanto cita que Mirella esteve em campanha em muito tempo, enquanto Antonio Campos e Izabel já concorreram outras eleições.
Vinicius afirma que, como nome lançado recentemente e com pouco reconhecimento, está ganhando seu espaço com os eleitores.
"Muita gente fala que vai transformar a cidade de Olinda, mas não sabe nem o que é pegar ônibus"
Eu sempre tive uma posição e ela sempre foi o povo "Com certeza, omisso é algo que não estou com relação a essa gestão", diz Vinicius, ao dizer que a maioria dos candidatos esteve alinhado de alguma forma com a gestão de Lupércio.
Vinicius afirmou que não deseja pessoalizar a política e que planeja conversar com todos, inclusive articular com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que apoia a candidata do prefeito Lupércio.
Veja na íntegra a transmissão ao vivo da sabatina:
Na próxima semana, a série de sabatinas foca no principal polo do Agreste, com entrevistas aos principais candidatos à Prefeitura de Caruaru.
As sabatinas ocorrerão às 16 horas pelo Instagram do site. Confira a programação:
O material também ficará disponível no Feed do Instagram.
Eleições 2024: Jamildo.com promove sabatinas com os principais candidatos à Prefeitura de Caruaru
Quem é o pernambucano que assumiu a diretoria nacional de operações dos Correios?