Eleições 2024: Mirella lidera em Olinda enquanto 3 candidatos empatam no segundo lugar

Mirella Almeida lidera em nova pesquisa Ipespe, mas cenário indica segundo turno. Quatro candidatos empatam no segundo lugar de Olinda

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 10/09/2024, às 07h33

Candidatos para Prefeitura de Olinda em 2024 - Montagem: jamildo.com
Candidatos para Prefeitura de Olinda em 2024 - Montagem: jamildo.com

Nesta terça-feira (10), foi divulgada a pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco com as intenções de voto para Prefeitura de Olinda.

Com uma mudanças em relação aos últimos levantamentos, a candidata do prefeito Lupércio (PSD) e ex-secretária da cidade, Mirella Almeida (PSD) lidera disputa com 23% do eleitorado. A candidata tem a maior coligação em Olinda, com 12 partidos, e recebeu R$ 1.510.000,00 do fundo eleitoral de seu partido. 

Mesmo que tenha vantagem no levantamento, a gestão de Professor Lupércio teve índices negativos. 53% dos eleitores afirmaram que desaprovam a administração do aliado de Mirella, enquanto 42% aprova. 5% não soube ou não respondeu. 

Durante a sabatina com Jamildo Melo na segunda-feira (09), Mirella afirmou que sua pesquisa é o povo e que trabalha com o objetivo de sair vitoriosa ainda no primeiro turno das eleições

Segundo lugar tem empate e mostra possível segundo turno

Apesar desse desejo da candidata, o cenário demonstra altas chances de um segundo turno na cidade, com três políticos empatados tecnicamente na segunda posição. 

Com apenas oito pontos abaixo de Mirella, está a também ex-secretária da gestão Lupércio e candidata do PL, Izabel Urquiza, com 15% das intenções de voto. O vereador Vinicius Castello (PT) tem apenas um ponto abaixo de Izabel, com 14%, enquanto Antônio Campos (PRTB) termina o grupo de empate com 12%. 

Tanto Antônio quanto Izabel já disputaram as eleições anteriormente, enquanto Vinicius é vereador na cidade de Olinda. Mesmo que tenha vantagem numérica com relação aos outros candidatos, Urquiza tem uma das maiores rejeições, com 51% a declarar que não votaria de jeito nenhum na política. 

Abaixo dos quatro candidatos empatados pelo segundo lugar, está o vice-prefeito da cidade, Márcio Botelho (PP), com 3%, e Clécio Basílio (PCO), que tem 2% das intenções.

Com índices baixos, Botelho empata com Urquiza no índice de rejeição, com 51% dos eleitores a afirmar que não votariam de jeito nenhum no vice-prefeito. Márcio participará hoje da sabatina no Instagram do Jamildo.com (@blogdojamildo), a entrevista ocorrerá às 10h. 

17% dos eleitores afirmaram que não votariam em ninguém, votariam em branco ou anulariam o voto. 14% não sabe ou não quis responder. Com esse cenário, ainda há margem para mudanças nos índices, ao conquistar o voto dos indecisos. 

Sobre a pesquisa Ipespe

A pesquisa Ipespe entrevistou 500 eleitores entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,45%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do número PE- 02146/2024.

Sabatina com candidatos de Olinda

Nesta semana, o Jamildo.com faz uma série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Olinda. Na segunda-feira foi a ex-secretária Mirella Almeida. 

Confira programação: 

  • Terça-feira (10/09): Marcio Botelho (PP)
  • Quarta-feira (11/09): Antonio Campos (PRTB)
  • Quinta-feira (12/09): Izabel Urquiza (PL)
  • Sexta-feira (13/09): Vinicius Castelo (PT)
@blogdojamildo