Adversários na maioria dos pleitos municipais em Pernambuco, Raquel Lyra deixa de seguir João Campos. Políticos poderão se enfrentar em 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 04/09/2024, às 12h01
Sem grandes explicações ou nenhuma explicação, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deixou de seguir o prefeito João Campos (PSB) em seu perfil no Instagram, O prefeito do Recife continua a seguir a política.
O Instagram não permite verificar quando uma conta deixou de seguir outra, mas internautas perceberam a ação de Raquel ainda na terça-feira (03).
O site checou e até às 12h da quarta-feira (04), a governadora continuava sem seguir João Campos, enquanto o político do PSB manteve o "follow".
A situação ocorre logo após o acirramento dos conflitos entre João e Daniel Coelho (PSD), candidato que Raquel Lyra apoia na disputa pela Prefeitura do Recife nas eleições 2024. O socialista e o ex-secretário do Turismo de Raquel brigam na justiça por conta de um guia eleitoral sobre habitação na cidade.
Principais nomes na política pernambucana atualmente, o prefeito do Recife João Campos e a governadora de Pernambuco Raquel Lyra estão em lados opostos no estado e podem ser os principais nomes na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.
Apesar disso, os políticos não têm embates públicos desde a entrada de Raquel no Executivo Estadual, preferindo deixar entre os aliados as brigas e comentários mais direcionados um contra o outro.
Durante críticas para Raquel, João tende a não citar nomes e usar um tom mais ameno. Esse discurso parece ter continuidade nas eleições, mas com maior frequência o político responsabiliza o Governo do Estado por problemas que ocorrem na cidade do Recife, como segurança.
Na sabatina do Jamildo.com semana passada, João Campos citou como problema na violência a falta das câmeras de videomonitoramento de responsabilidade do estado, que foram desligadas no final de 2023 por problemas na licitação.
Apesar disso, João ainda tentou o discurso de conciliação, ao afirmar que os equipamentos de monitoramento da Prefeitura do Recife estariam à disposição da Polícia Militar.
@blogdojamildo João Campos usa tema de segurança para alfinetar Raquel Lyra. Saiba mais. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo #notícia #blogdojamildo
♬ som original - Blog do Jamildo
Essa cordialidade entre os políticos parece estar sendo testada nessas eleições de 2024, quando João e Raquel estão em lados opostos em vários dos palanques eleitorais. As eleições municipais são a entrada para 2026.
No Recife, João Campos concorre à reeleição, enquanto Raquel apoia seu ex-secretário do Turismo, Daniel Coelho, que não tem poupado críticas à gestão do PSB. Durante a sabatina com Jamildo Melo, Daniel chegou a chamar João de "frouxo".
Em Caruaru, reduto de Raquel Lyra, a disputa é entre o ex-vice da governadora, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-prefeito da cidade Zé Queiroz (PDT), com forte apoio de João Campos.
Leia também
@blogdojamildo