Cynara Maíra | Publicado em 22/07/2024, às 07h30
Com o início do período de convenções partidárias no sábado, 20 de julho, diversos políticos já começaram as movimentações oficiais para campanha na eleição municipal do Recife.
A partir deste final de semana, os envolvidos na disputa já programam convenções e a oficialização de suas chapas.
A primeira a se oficializar como candidata à prefeitura da cidade foi a deputada estadual Dani Portela (PSOL), através da Federação PSOL/REDE.
Na manhã de sábado, Dani Portela e sua vice, Alice Gabino, também apresentaram ao público seus candidatos à Câmara de Vereadores do Recife nesta eleição. O evento ocorreu no Derby.
Voltada para marca da diversidade, Dani Portela disse em seu discurso que "a chapa é diversa, representa bandeiras, e principalmente vidas com histórias de luta e resistência. Nossas pautas não são só pautas. São sobre as nossas vidas e as nossas existências".
A convenção do PSOL/REDE marca um possível fim para as tensões entre ambos os partidos federados sobre a disputa no Recife. O deputado federal Túlio Gadelha (REDE-PE) também se colocou como pré-candidato, em um impasse entre as siglas,
Como o PSOL tem 70% das vagas da federação no Recife, a chapa de Dani e Alice saiu vitoriosa como a representante do PSOL/REDE;
O ex-secretário do Turismo do governo Raquel Lyra, Daniel Coelho (PSD), decidiu deixar sua convenção para o final do prazo. O ex-deputado estadual e federal marcou para o primeiro sábado de agosto (03).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os eventos de oficialização ocorram até 5 de agosto.
Daniel irá oficializar sua candidatura para Prefeitura do Recife às 10 horas, no Clube das Pás, localizado no bairro de Campo Grande.
O ex-secretário direciona seu nome para as bandeiras de sustentabilidade, inclusão social e mobilidade urbana. Daniel também cita a necessidade do combate à pobreza e à fome da população.
"Precisamos construir um Recife onde a diversidade seja a nossa maior riqueza, onde cada um tenha a oportunidade de realizar seus sonhos e onde ninguém seja deixado para trás", fala o político.
Daniel ainda não anunciou oficialmente quem será o vice na sua chapa, mas especula-se o nome da ex-secretária da Mulher Mariana Melo (PSDB). Tanto Daniel quanto Mariana foram exonerados pela governadora Raquel Lyra a pedido, para a campanha.
Após reunião com o presidente Lula (PT), João Campos (PSBD) deve anunciar oficialmente o vice da sua chapa nesta segunda-feira (22) no encontro de partidos aliados com a candidatura à reeleição do prefeito.
Victor Marques (PCdoB) é engenheiro civil, ex-assessor de Campos e considerado um nome de grande confiança do prefeito do Recife. Saiba mais sobre Victor e sobre as articulações para decisão do vice de João Campos nesta matéria.
A convenção do PSB para oficializar João Campos como candidato ocorrerá no domingo, 04 de agosto, penúltimo dia permitido para realização dos eventos.
Autismo: MPF vai investigar denúncias contra Colégio de Aplicação da UFPE
Raquel prorroga para final de agosto licitação para retomada do videomonitoramento de ruas
Fátima Bezerra cobra marco regulatório para hidrogênio verde e investe em porto off shore para atender setor