Cynara Maíra | Publicado em 19/11/2024, às 07h13
Após a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, a atual vice-presidente da seccional pernambucana da Ordem, Ingrid Zanella, foi eleita a nova presidente da OAB-PE. A advogada será a primeira mulher a se eleger para o posto em 93 anos.
A OAB-PE também terá a sexta vice-presidente mulher de sua história, com a entrada da professora e advogada Schamkpou Bezerra. Com isso, a Ordem de Pernambuco será liderada pela primeira vez por uma dupla de mulheres.
Apoiada pelo atual presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, a chapa Renovação Experiente ganhou a disputa pela liderança da seccional pernambucana com 49,91% dos votos.
Em uma disputa acirrada, a vantagem de Zanella contra o principal nome da oposição, o advogado Almir Reis, foi de 1.266 votos. Almir teve 10.175 votos, 44,39% do eleitorado.
O presidente da subseção da OAB em Caruaru, Fernando Santos Jr., ficou na terceira posição, com 1.308 votos, compondo 5,71% dos votos. Votos em branco formaram 2,25%, com 527 votantes, enquanto nulos formaram 1,98%, com 474 votos.
Com o anúncio de sua vitória no pleito, Ingrid declarou que cumprirá todos os compromissos que estabeleceu com a classe advocatícia. "Temos palavra e o senso do dever e sabemos da nossa missão para dar mais dignidade e autonomia à advocacia pernambucana. Me sinto honrada com essa confiança em mim depositada", citou a advogada.
Ingrid é advogada especialista nas áreas de Direito Marítimo, Portuário, Ambiental e Aduaneiro, com atuação acadêmica e institucional.
Atualmente ocupa a vice-presidência da OAB Seccional Pernambuco e preside a Comissão de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB.
Doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a advogada é professora adjunta de Direito Marítimo na mesma instituição.
Ingrid também integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Damas da Instrução Cristã e ministra cursos de especialização em diversas regiões do país, como Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Schamkpou é advogada especializada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalhado. Com mestrado na UFPE, a advogada é professora universitária e de cursos preparatórios para concursos e o exame da OAB.
A vice-presidente eleita também atua como palestrante e conselheira da seccional pernambucana da OAB-PE, em que preside a Comissão de Ensino Jurídico.
Escala 6x1: a nova batalha pela jornada de trabalho no Brasil
Raquel Lyra nomeia Marcos Carvalho para vaga de desembargador do TJPE
Em Alagoas, Bolsonaro promove encontro com lideranças para criticar o G20 de Lula