Plantão Jamildo.com | Publicado em 13/10/2025, às 16h54
Brasília sediará nos dias 21 e 22 de outubro o Encontro Nacional do projeto “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O evento será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 e consolida debates realizados ao longo do ano em 25 estados brasileiros, incluindo encontros regionais, seminários virtuais, consultas a especialistas e à militância.
O encontro terá participação de governadores, prefeitos, parlamentares, dirigentes partidários e representantes da sociedade civil, além de ex-presidentes José Sarney e Michel Temer e ministros do MDB no governo federal, como Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades). Vice-governadores, deputados federais e estaduais, vereadores também estão confirmados. O presidente do MDB Pernambuco, Raul Henry, será uma das lideranças presentes.
O evento marca ainda os 30 anos da Fundação Ulysses Guimarães, celebrados em 2025, e o início das comemorações dos 60 anos do MDB, em 2026.
O projeto “O Brasil Precisa Pensar o Brasil” foi concebido para reconectar o MDB com desafios nacionais, ouvindo bases, especialistas e a população, segundo informe da legenda ao site Jamildo.com. O conteúdo debatido será sistematizado em um documento que servirá como plataforma política e programática da legenda, com foco em uma alternativa democrática frente à polarização nacional.
“Ao longo de 2025, percorremos os estados com uma escuta aberta e comprometida com o Brasil real. O Encontro Nacional será o momento de consolidar esse esforço coletivo e apresentar uma agenda conectada com as urgências do país”, afirmou o presidente da FUG, deputado Alceu Moreira.
Seis macrotemas estruturais serão discutidos durante o encontro, considerando visão de centro democrático e compromisso com estabilidade institucional:
O Encontro Nacional contará com seis salas temáticas pela manhã, onde serão apresentadas as propostas coletadas ao longo do ano. À tarde, nomes como Michel Temer, José Sarney, Baleia Rossi (presidente nacional do MDB) e Alceu Moreira se revezarão no palco principal para discutir o conteúdo consolidado.
Ao final, o documento com diretrizes programáticas será entregue ao partido, servindo como referência para as eleições de 2026 e para os desafios institucionais da próxima década.
“A iniciativa posiciona a FUG e o MDB como protagonistas de uma política equilibrada, democrática e conectada com as transformações do país”, destacou a organização do evento.
O encontro reforça a importância da diversidade regional e da pluralidade de vozes, reunindo gestores públicos, acadêmicos, líderes comunitários e militantes partidários, e sinaliza o compromisso do partido com soluções práticas e sustentáveis para os desafios nacionais.
Filiação de Waldemar Borges ao MDB é restabelecida após nova decisão judicial
Jarbas Filho cobra correção da bancada do MDB após suspensão da filiação de Waldemar Borges
MDB aprova saída da base e formaliza posição de oposição na Alepe