Cynara Maíra | Publicado em 09/12/2025, às 08h58 - Atualizado às 09h49
Após o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, declarar apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho ao Senado durante encontro com o prefeito do Recife João Campos (PSB) no Sertão, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) decidiu antecipar os movimentos para oficializar sua própria postulação à Casa Alta.
O Progressistas, que detém o comando estadual da federação e a maioria dos votos na executiva local (5 a 2 contra o União Brasil), planeja realizar um ato político ainda em 2025 para lançar o nome de Dudu da Fonte.
A reação do PP ocorre porque essa representação de poder do União Brasil em defender o nome de Miguel em um estado que a federação é comandada pelo Progressista.
Apesar da situação, durante entrevista ao PodJá- O Podcast do Jamildo, Eduardo da Fonte afirmou que o Senado era uma construção coletiva e que ocorreria diálogo com Miguel Coelho para conciliar os interesses de ambas as legendas. Veja o episódio:
Com a maioria na executiva estadual, o deputado tem o controle da máquina partidária para vetar movimentos que contrariem os interesses do grupo.
O movimento de Rueda em favor de Miguel Coelho, que é aliado de João Campos, expõe a divisão da federação no estado.
Isso porque o PP é um dos principais pilares da governabilidade de Raquel Lyra na Assembleia Legislativa (Alepe) e o grupo de Miguel busca espaço na chapa de oposição liderada pelo PSB.
Alguns nomes cogitam a possibilidade de Eduardo da Fonte aceitar apoiar João Campos novamente, mas alguns dos nomes do PP rechaçam essa hipótese, afirmando que o partido tem um compromisso firme com a governadora e que uma mudança de rumo poderia provocar uma rebelião na bancada estadual.
João já chegou a elogiar Dudu ao longo desse ano, ao afirmar que o deputado é uma pessoa de "muitas virtudes".
Desde o começo do ano Raquel parece tentar garantir o endosso do Progressistas ao seu nome, conduzindo indicados do partido para o Governo. Entre representantes do PP na gestão estão Kaio Maniçoba, que atua como secretário, e a missionária Michelle Collins, que dirige a Arena Pernambuco.
Raquel Lyra autoriza contratação temporária de 113 profissionais para Secretaria de Educação
Suape recebe aval da Antaq para licitar Terminal de Veículos
Oxford escolhe “rage bait” como palavra do ano — e revela como estamos sendo manipulados nas redes