Órgão regulador permite arrendamento do terminal de veículos do Porto de Suape para empresa privada
por Cynara Maíra
Publicado em 09/12/2025, às 07h32 - Atualizado às 07h51
Suape recebeu aval da Antaq para licitar o Terminal de Veículos (SUA 01).
O edital deve ser lançado até maio de 2026, com previsão de R$ 4,6 milhões em investimentos privados.
O contrato de arrendamento terá duração de 25 anos.
O terminal é estratégico para escoar a produção da Stellantis e receber veículos importados.
A movimentação de veículos cresceu 7% em 2025, atingindo 71.636 unidades até outubro.
O Complexo Industrial Portuário de Suape obteve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para seguir com o processo de licitação do Terminal de Veículos, o SUA 01.
A autorização do órgão regulador, publicada no dia 5 de dezembro deste ano, atesta a regularidade da documentação e permite o arrendamento para a iniciativa privada.
O edital, que será lançado até maio de 2026, prevê investimento privado estimado de R$ 4,6 milhões, para melhorias operacionais e estruturais. O contrato terá duração de 25 anos.
Atualmente, o espaço já funciona como Hub de Veículos, atendendo às demandas de exportação e de importação, com destaque para o escoamento da produção da Stellantis, pátio automotivo localizado em Goiana (PE), além da chegada de automóveis produzidos por outras montadoras.
A área total do terminal SUA 01 é de 101,4 mil metros quadrados, totalmente pavimentada em concreto rígido.
Com a licitação, a infraestrutura deve ser ampliada. Hoje a estrutura conta com cercamento, iluminação, instalações elétricas, guaritas e rede de drenagem. A concessão também deve fortalecer os sistemas de segurança, preparando o porto para o crescimento da cadeia automotiva e para o aumento da circulação de modelos eletrificados.
O arrendamento deve ampliar a presença do Hub de Veículos do complexo, que já é o mais movimentado do Norte/Nordeste brasileiro. De janeiro a outubro deste ano, passaram pelo porto pernambucano 71.636 unidades automobilísticas, um crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2024.
No ano passado, o total de operações Ro-Ro (Roll-on/Roll-off) contabilizou mais de 80 mil unidades. A previsão do novo projeto é elevar a capacidade de movimentação anual para aproximadamente 100 mil veículos.
Segundo a administração portuária, a operação sob gestão privada aumenta a eficiência e reduz riscos associados a cargas de alto valor agregado, garantindo previsibilidade no fluxo logístico com menor necessidade de investimento público direto.