Após morte de Magdalena Arraes, Raquel Lyra decreta luto oficial no estado

Cynara Maíra | Publicado em 12/07/2024, às 08h26

Raquel decretou luto pelo falecimento Magdalena Arraes - Miva Filho/Secom
COMPARTILHE:

Com o falecimento da ex-primeira-dama Magdalena Arraes, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou ainda na quinta-feira (11) luto oficial de três dias no Estado. 

Como ex-primeira-dama de Pernambuco três vezes e presidente da antiga Cruzada de Ação Social, o Estado decidiu por prestar homenagem à viúva do ex-governador Miguel Arraes.

Após a divulgação da morte de Magdalena, em primeira mão pelo site jamildo.com, Raquel se pronunciou sobre o falecimento ao falar que a ex-primeira-dama "dedicou sua vida ao nosso Estado. Sua força e dedicação serão eternamente lembradas". 

O velório de Magdalena Arraes ocorrerá nesta sexta-feira (12) a partir das 08 horas, com o início do enterro às 11 horas. Como vó e bisavó de diversas lideranças de Pernambuco e primeira-dama por mais vezes na posição, o evento deverá reunir os principais nomes da classe política no estado. 

Vida de Magdalena Arraes

Magdalena conheceu Miguel Arraes em Paris em 1961, quando este ainda era prefeito do Recife. A ex-primeira-dama enfrentou com Arraes os períodos da gestão de Pernambuco, a Ditadura Militar e o exílio na Argélia. 

Ainda em 2015, o jornalista Laílson Cavalcanti a historiadora Valda Colares escreveu um livro sobre a vida de Magdalena, intitulado "Magdalena Arraes- A Dama da História". O material traz relatos da própria ex-primeira-dama e um poema escrito por ela após a morte do marido, em 2005. 

Pronunciamentos

Com a notoriedade da ex-primeira-dama, diversas figuras lamentaram o falecimento de Magdalena. Além de Raquel Lyra, também prestaram condolências, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB) e o ex-governador Paulo Câmara. 

Os familiares de Magdalena na política também se despediram da avó publicamente, entre eles o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) e o pré-candidato à Prefeitura de Olinda Antonio Campos (PRTB). 

>>Veja mais sobre os pronunciamentos dos políticos sobre a morte de Magdalena Arraes. 

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

governo de pernambuco Magdalena Arraes Luto

Leia também

TJPE determina fim de greve dos policiais civis e Sinpol sobe tom contra Raquel


Depois do Sinpol, Alberto Feitosa pede ao TCE para apurar compra de helicóptero sem licitação


Olinda recebe megaempresário chinês em busca de parcerias e oportunidades de investimento