Presidente Lula divulga nota lamentando morte de Magdalena Arraes

Confira detalhes da nota assinada pelo presidente Lula da Silva e a repercussão da morte de Magdalena Arraes

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 11/07/2024, às 17h42

Maria Magdalena foi a segunda esposa de Miguel Arraes - Foto: Divulgação / Fundaj
Maria Magdalena foi a segunda esposa de Miguel Arraes - Foto: Divulgação / Fundaj

O presidente Lula da Silva (PT), por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, lamentou a morte da ex-primeira-dama de Pernambuco, Magdalena Arraes. O chefe do executivo nacional frisou a trajetória e importância do compromisso social deixado por Magdalena. Confira a nota:

"Viúva do ex-governador Miguel Arraes e primeira-dama de Pernambuco por três vezes, Magdalena Arraes deixa um legado de compromisso social e um caminho trilhado por sua inspiradora generosidade. Nascida em Fortaleza, estudou letras na Universidade Católica Brasileira no Rio de Janeiro, se tornando professora, e participou de fatos políticos históricos do nosso país.

Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, netos e bisnetos e aos muitos amigos e admiradores de Dona Magdalena."

Além do presidente, outras figuras e lideranças também lamentaram a morte.

Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar

Imagem de Magdalena Arraes assinando a sua biografia
Magdalena Arraes é viúva do ex-governador Miguel Arraes - Costa Neto/Secult-PE

A viúva do ex-governador Miguel Arraes faleceu nesta quinta-feira (11), e o Jamildo.com trouxe a notícia em primeira mão. Magdalena tinha 95 anos, já estava em cuidados paliativos há algum tempo e tinha Alzheimer. 

A ex-primeira-dama compilou, em sua biografia, assinada pelo jornalista Lailson da Holanda Cavalcanti e a historiadora Valda Colares, a trajetória ao lado do ex-governador Miguel Arraes, sendo a sua segunda esposa. Arraes e Magdalena se conheceram ainda na década de 60.

Magdalena é avó do ex-governador Eduardo Campos, do pré-candidato para prefeitura de Olinda Antônio Campos (PRTB) e da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade).João Campos é bisneto de Magdalena.

Repercussão

Durante todo o dia, milhares de mensagens tomaram a internet. Políticos, anônimos e admiradores do ex-governador Miguel Arraes prestaram suas homenagens e lamentaram a morte de Dona Magdalena.

O deputado federal Fernando Filho, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho enviam nota conjunta. Confira um trecho.

"Neste momento de luto, queremos expressar os nossos sinceros sentimentos ao prefeito João Campos, bisneto de Dona Magdalena Arraes, assim como a todos os familiares e amigos da ex-primeira-dama. Desejamos que possam encontrar conforto na lembrança de sua vida e no seu legado, que tanto impacto positivo deixou em tantas outras vidas. Descanse em paz, Dona Magdalena!"

O PSB Nacional e Pernambuco, através dos seus presidentes, Carlos Siqueira e Sileno Guedes, também lamentaram a morte da ex-primeira-dama.

"Mulher de grandes virtudes, companheira inseparável do nosso querido presidente Miguel Arraes, dona Magdalena foi exemplo de altruísmo, destemor e especial preocupação com os mais desfavorecidos."

A governadora Raquel Lyra (PSDB), também se pronunciou sobre o falecimento de Magdalena.

“Pernambuco perdeu hoje Maria Magdalena Arraes, mulher de fibra e ex-primeira dama que dedicou sua vida ao nosso Estado. Sua força e dedicação serão eternamente lembradas. Meus sentimentos à família e a todos que sentem essa perda”

Em virtude do falecimento, a governadora decretou luto de três dias no Estado.

Conheça a trajetória de Magdalena Arraes

@blogdojamildo