Plantão Jamildo.com | Publicado em 21/07/2025, às 15h29
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) pelo instituto Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, revelou que a maioria da população brasileira desconhece o valor destinado a deputados e senadores por meio das emendas parlamentares.
De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados disseram não saber que os parlamentares têm à disposição um montante de R$ 50 bilhões para indicar a obras e projetos em suas bases eleitorais.
Apenas 27% afirmaram ter conhecimento desse valor. Outros 1% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Além do desconhecimento sobre o valor total das emendas, o levantamento também avaliou a percepção da população sobre o uso desses recursos. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados acreditam que as verbas são desviadas ou se tornam alvo de corrupção. Apenas 9% disseram acreditar que os recursos de fato chegam às cidades e beneficiam a população. Outros 9% não responderam ou não souberam opinar.
Em relação à existência das emendas, 46% dos entrevistados se mostraram contrários ao direito de deputados e senadores indicarem o destino dessas verbas. Por outro lado, 38% se declararam favoráveis à prerrogativa. Os que não souberam ou preferiram não responder somam 16%.
Os dados revelam um cenário de desinformação e desconfiança por parte da população quanto ao uso das emendas parlamentares, um dos principais instrumentos de atuação dos congressistas nas bases eleitorais.
Desigualdade social tem impacto direto no envelhecimento, revela estudo
Nas redes, maioria apoia operação da PF contra Bolsonaro, aponta Quaest
Aprovação de Lula sobe após embate com Trump. Veja os números da pesquisa Quaest