Raquel Lyra nomeia mais professores de concurso debatido no TCE

Jamildo Melo | Publicado em 02/08/2024, às 10h16

Raquel convocou mais professores da lista de reserva - Filipe Jordão/SEE-PE
COMPARTILHE:

Em meio a movimentação dos aprovados pressionando o governo nas redes sociais, a governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou mais um grupo de aprovados no concurso de professores do Estado.

O Diário Oficial informa a nomeação de mais 118 professores, inclusive para Gerências Regionais de Educação no interior.

O quantitativo é mínimo perto da reivindicação dos aprovados, que é pela nomeação de mais 7 mil aprovados.

"Governadora Raquel Lyra, não perde tempo não! Convoca os 7 mil professores aprovados no Cadastro Reserva para suprir a demanda de 15 mil cargos vagos e Transforma a Educação de Pernambuco", pediu o perfil do grupo de professores aprovados, na rede social.

O site Jamildo.com já tinha informado nova movimentação no processo de auditoria especial aberto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para analisar a situação dos contratos temporários de professores na rede estadual de educação de Pernambuco, agora sob a gestão Raquel Lyra.

O gabinete do relator, conselheiro Ranilson Ramos, determinou a confecção de uma nota técnica pela equipe de auditores do TCE.

A nota técnica irá analisar e se manifestar conclusivamente sobre a peça de defesa apresentada nos autos pelo Governo do Estado.

O despacho mandando a equipe de auditores elaborar a nota técnica foi assinado em 31 de julho, pela assessoria do conselheiro Ranilson Ramos.

Não há prazo para que os auditores concluam a tal nota técnica.

Curiosamente, tudo começou quando uma professora apresentou por escrito um questionamento ao TCE sobre a validade dos concursos, cuja orientação aos municípios sempre foi trocar temporários por funcionários efetivos, de carreira. A luta da professora foi chancelada pelo sindicato dos professores do Estado.

A repercussão foi crescendo e hoje o grupo de aprovados no concurso público está bastante mobilizado, inclusive nas redes sociais, cobrando a nomeação de todos os aprovados.

A Auditoria Especial ainda não foi finalizada, mas o Blog do Jamildo apurou e já informou que o TCE irá determinar que sejam nomeados para Rede Estadual de Ensino quase cinco mil concursados do cadastro reserva, em detrimento dos contratos temporários já existentes.

Educação professores TCE

Leia também

Empréstimo de Raquel com BNDES gera preocupação, diz Eriberto Filho em artigo


Por falta de energia, Governo suspende novos empreendimentos em Fernando de Noronha


João Campos renova concessão de secretária de Raquel em meio à briga por servidores cedidos