Cynara Maíra | Publicado em 25/08/2025, às 12h35 - Atualizado às 14h16
O engenheiro pernambucano Francisco Alexandre tomou posse, nesta segunda-feira (25), como novo superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
No discurso, garantiu que atuará em defesa da região, mas assumiu dois compromissos diretos com Pernambuco: a retomada do ramal da Ferrovia Transnordestina entre Salgueiro e o Porto de Suape e a continuidade dos estudos para implantar a linha de trem de passageiros entre Recife e Caruaru.
Francisco destacou que a Transnordestina é considerada estratégica pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Novo PAC, integrando Piauí, Ceará e Pernambuco.
“O compromisso do Governo Federal é com a execução dos dois ramais, o que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, e o que chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco”, afirmou.
Sobre o projeto do trem de passageiros, iniciado na gestão de Danilo Cabral, o superintendente disse que dará sequência ao estudo de viabilidade em andamento.
A proposta prevê a ligação da capital ao Agreste pela antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco, desativada em 2000. O modelo busca inspiração em exemplos como Salvador-Feira de Santana e Fortaleza-Sobral.
Durante o anúncio sobre os estudos, o Jamildo.com preparou um infográfico interativo sobre a proposta:
Francisco Alexandre substitui Danilo Cabral, exonerado em 5 de agosto após pressões de lideranças políticas do Ceará.
O ex-deputado defendia prioridade para o trecho pernambucano da Transnordestina, de Salgueiro a Suape, alvo de disputa com o governo cearense, que já executou 75% das obras até o Porto de Pecém.
A saída de Danilo gerou reação da classe política e empresarial de Pernambuco. Parlamentares federais e estaduais divulgaram manifestos em sua defesa, assim como entidades como a Fiepe e o CREA-PE.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), afirmou que o ex-superintendente havia recolocado a autarquia no centro do debate sobre desenvolvimento regional.
Natural de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, Francisco Alexandre é formado em engenharia e direito. A indicação foi feita pelo senador Humberto Costa (PT), o mesmo que havia patrocinado a nomeação de Danilo Cabral em 2022.
Com sede no Recife, a Sudene tem a missão de planejar políticas regionais e apoiar investimentos em infraestrutura, inovação e desenvolvimento sustentável. A autarquia administra instrumentos como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), voltados para projetos de grande porte.
Maioria da população considera a prisão domiciliar de Bolsonaro justa, aponta Quaest
Lula pode visitar Pernambuco na próxima sexta-feira (29)
Marília Arraes tenta aproximação com o PT de olho nas movimentações ao Senado na chapa de João Campos