Prefeitura de Olinda reforça medidas de segurança diante de chuvas intensas

Plantão Jamildo.com | Publicado em 18/05/2025, às 07h26

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD) com secretariado - Arquimedes Santos
COMPARTILHE:

A Prefeitura de Olinda, em resposta às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde quarta-feira (14), intensificou as ações de prevenção e mitigação de desastres. O município acumulou 243,9 mm de precipitação nos últimos três dias, o que corresponde a aproximadamente 90% da média esperada para todo o mês de maio .

A prefeita Mirella Almeida (PSD) reuniu o secretariado no sábado (17) para monitorar as medidas adotadas e reforçar o protocolo de atuação em áreas de risco. "Fortes chuvas vão cair na nossa cidade nos próximos dias. Estamos trabalhando com todas as equipes 24h para proteger a população", afirmou a gestora.

Ações emergenciais da Prefeitura de Olinda

Como parte das ações emergenciais, a Prefeitura disponibilizou um abrigo temporário na Vila Olímpica de Rio Doce, localizada na Avenida Brasil, S/N, para receber famílias em situação de risco.

Além disso, o Exército Brasileiro cedeu um grupo de 30 soldados do 7º Grupamento de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda, que estão integrados às equipes da Defesa Civil e demais órgãos locais, oferecendo suporte logístico, operacional e humanitário.

A Defesa Civil de Olinda permanece em prontidão 24 horas por dia. Em caso de emergência, a população pode acionar o serviço pelos números 0800.081.0060 e (81) 9.9266.5307 (WhatsApp). Equipes de limpeza urbana e drenagem também estão atuando em regime permanente.

Previsão de chuva

A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas moderadas nos próximos dias, com acumulados que podem ultrapassar 300 mm no período até 21 de maio. A Defesa Civil reforça a importância de que moradores de áreas de risco fiquem atentos e acionem os canais de emergência em caso de necessidade .

As precipitações na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata estão potencializadas pela instabilidade no tempo associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favoreceu o sistema com muita umidade. 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é responsável pela maior parte das chuvas na região equatorial, onde os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram, o que força o ar quente a subir e gerar uma convecção, processo que resulta na formação de nuvens densas e precipitações frequentes.

Olinda Mirella Almeida chuvas

Leia também

Chuva na RMR: Olinda mantém aulas suspensas e UFPE volta atrás e cancela atividades


Mirella anuncia planos de convocar mais 200 professores para Olinda


Na Amupe, Mirella discute impactos da reforma tributária nos municípios