Chuva na RMR: Olinda mantém aulas suspensas e UFPE volta atrás e cancela atividades

Apesar de aumento das chuvas e previsão de manutenção do temporal, Prefeitura do Recife continua em alerta verde de chuva

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 16/05/2025, às 11h29 - Atualizado às 12h34

Chuvas em Pernambuco continuam causando alagamentos e danos para população - Priscilla Buhr/AMCS
Chuvas em Pernambuco continuam causando alagamentos e danos para população - Priscilla Buhr/AMCS

*Matéria em atualização

Com a retomada de chuvas mais fortes na Região Metropolitana do Recife (RMR), alguns órgãos e municípios mantiveram ou retomaram suas medidas emergenciais nas atividades regulares.

Por conta dessa situação, a Prefeitura Municipal de Olinda continuou com a suspensão das aulas da rede municipal de ensino para esta sexta-feira (16). Segundo a gestão de Mirella Almeida (PSD), o objetivo é “garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários, diante das condições climáticas adversas”.

Em caso de emergência em Olinda, contate a Defesa Civil pelo telefone 0800 081 0060. O canal de atendimento fica disponível 24h.

UFPE suspende aulas desta sexta (16)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tinha retomado as atividades na manhã desta sexta, mas com diversas reclamações de alunos e servidores que estavam com dificuldades de acessar a instituição, a universidade cancelou as aulas e atividades administrativas de hoje.

A suspensão é válida para o turno da tarde e noite. Apenas os serviços essenciais e acesso a espaços físicos estão em funcionamento.

Acumulados de chuva nas últimas 12h

No painel de monitoramento de acumulado de chuva da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Recife já está nos maiores volumes nas últimas 12h. Veja top 5 às 11h50:

  • Recife (Pina): 36,58mm
  • Recife (Campinha do Barreto): 35,35mm
  • Jaboatão dos Guararapes (Piedade): 33,92mm
  • Recife (Torreão): 33,49mm
  • Jaboatão dos Guararapes (Muribeca): 31,38mm

Apesar disso, a Prefeitura do Recife através do Centro de Operações (COP) mantém a cidade em estado de Mobilização, o segundo nível do sistema de medição de gravidade.

Com isso, as atividades suspensas pela PCR na quinta-feira (15) foram retomadas e continuam em funcionamento até o momento de publicação desta matéria.

O Jamildo.com teve acesso exclusivo a um vídeo que mostra a situação atual de um trecho da Avenida Recife neste momento, confira: