O município de Vicência contou com uma programação criada pela Secretaria de Educação do Estado para comemorar o bicentenário
por Clara Nilo
Publicado em 16/05/2025, às 10h49 - Atualizado às 11h41
Em comemoração ao bicentenário da Confederação do Equador, a Secretaria de Educação do Estado desenvolveu uma programação inteiramente voltada para o evento, que aconteceu nas unidades de ensino estaduais do município de Vicência, na Mata Norte.
A programação incluiu uma exposição e apresentação dos trabalhos realizados nas unidades de ensino da rede nas áreas de artes visuais, audiovisual, teatro, dança e música. A escolha do lugar também não foi em vão, Vicência foi palco de fatos históricos importantes relacionados ao movimento revolucionário de 1824.
“Uma das nossas principais missões neste momento é fazer com que essa história seja reposicionada, recontada e chegue a todos, nos nossos jovens, para que a gente tenha muito orgulho do que aconteceu, para que a gente possa saber aonde quer chegar. Pernambuco, de fato, como diz a nossa governadora Raquel Lyra, é um país”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause (PSD), no evento de encerramento das comemorações.
Na solenidade, o público teve a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador. Com direção de Carlos Carvalho, a peça conta a história do protagonista da Confederação do Equador, o religioso Joaquim do Amor Divino, o Frei Caneca. Ele foi executado pelo Governo Imperial por participar do movimento e defender a democracia e a instauração de uma república.
“Nessa terra, Frei Caneca tentou se esconder quando estava sendo procurado para ser morto. Os algozes escolhidos não conseguiram matá-lo, pois ele era muito querido. Então, chamaram os militares, que deram fim ao homem que se rebelou contra o autoritarismo. Sendo assim, surge a nossa saudação ao movimento da Confederação do Equador, que muito nos honra”, explicou Ana Lúcia Barbosa, secretária executiva de Desenvolvimento da Secretaria de Educação.