Governo de Pernambuco publica edital de concessão parcial da Compesa

Plantão Jamildo.com | Publicado em 11/09/2025, às 18h19

- Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O edital do leilão da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12). A governadora Raquel Lyra (PSD) convocou coletiva de imprensa para detalhar o processo, que está sendo apresentado como concessão parcial e regionalizada dos serviços de saneamento.

A coletiva contará com a participação dos secretários de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, e de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. Também estarão presentes o diretor-presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, representantes da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) e das Microrregiões de Água e Esgoto.

A concessão parcial é estruturada pelo governo estadual para atrair investimentos privados e acelerar a universalização dos serviços.

Estrutura da concessão

Segundo o modelo em discussão, a Compesa continuará responsável pela produção e tratamento da água. A iniciativa privada assumirá a distribuição de água e a coleta de esgoto nas áreas incluídas no contrato.

A proposta tem como objetivo atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033.

O contrato terá duração de 35 anos, com investimento de R$ 19 bilhões e prevê punições em caso de desempenho insatisfatório, incluindo sanções e possibilidade de rescisão. A Região Metropolitana do Recife não participará do processo, pois já opera com uma parceria público-privada em vigor.

O projeto prevê que não haverá demissões na estatal, com aproveitamento da força de trabalho já existente.

O governo realizou audiências públicas em cidades como Recife, Caruaru e Petrolina para apresentar a proposta e coletar sugestões. As contribuições foram reunidas em relatório que será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) antes da realização do leilão.

Compesa governo de pernambuco privatização

Leia também

Quem é o novo presidente da COMPESA?


Raquel Lyra detalha investimentos para universalizar água e esgoto em Pernambuco


Trabalhadores realizam ato contra concessão da Compesa nesta quarta