Quem é o novo presidente da COMPESA?

Douglas Nóbrega assumiu nesta segunda-feira (1º) a presidência da Compesa em substituição ao advogado Alex Campos

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 02/09/2025, às 11h25 - Atualizado às 11h58

Douglas Nóbrega e Alex Campos - Aluísio Moreira
Douglas Nóbrega e Alex Campos - Aluísio Moreira

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem um novo comando sob o engenheiro Douglas Nóbrega. Ele assumiu nesta segunda-feira (1º) a presidência da estatal em substituição ao advogado Alex Campos, que retorna a Brasília para assumir novas funções profissionais.

Nóbrega já ocupava a Diretoria de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa e afirmou que deseja manter a linha de atuação da gestão anterior, com foco na continuidade dos projetos em andamento e nas entregas previstas à população.

Engenheiro mecânico e administrador de empresas, Douglas Nóbrega é mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE e possui especializações em Engenharia de Produção, Planejamento e Estratégia, além de MBA em Engenharia Nuclear pela UFRJ. Também é certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI dos Estados Unidos.

O novo presidente tem passagens por empresas como Ford Brasil, Ambev, Votorantim Cimentos e Reynolds Latasa. Já integrou o Conselho de Administração da Usina Hidrelétrica Jirau e foi superintendente de Engenharia de Geração da Eletrobras Chesf antes de assumir, em 2023, a diretoria da Compesa.

Raquel Lyra detalha investimentos para universalizar água e esgoto em Pernambuco

Na última semana, a governadora Raquel Lyra (PSD) apresentou mais detalhes sobre o investimento de R$ 6,1 bilhões na área de recursos hídricos e saneamento, no Programa Águas de Pernambuco.

De acordo com ela, o objetivo do programa seria retomar obras e implementar outras ações para acelerar a meta de democratizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário em todas as regiões do estado.

Raquel também colocou a concessão parcial da Compesa como uma maneira de acelerar o processo de ampliação do saneamento.

Seremos rigorosos nas metas de qualidade e quantidade e, assim, teremos uma verdadeira transformação social e econômica no nosso Estado”, declarou a governadora, sobre o processo de concessão parcial da estatal.