Em meio às fortes chuvas, Prefeitura do Recife realiza limpeza no Canal do Prado

Clara Nilo | Publicado em 15/05/2025, às 16h51 - Atualizado às 17h40

64 mil toneladas de resíduos foram retiradas dos canais limpos até agora - Edson Holanda/PCR
COMPARTILHE:

Em meio às fortes chuvas que ocorrem na cidade desde a última quarta-feira (14), a Prefeitura do Recife deu continuidade, nesta quinta-feira (15), à limpeza do Canal do Prado, na Avenida Abdias de Carvalho. Como parte da Ação Inverno, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realiza a limpeza dos 99 canais de cortam a cidade, com o objetivo de melhorar o escoamento de água.

A limpeza do Canal do Prado teve início no dia 8 de maio e tem previsão de conclusão ao fim deste mês. De acordo com a PCR, até agora, 66 canais estão limpos, 11 estão sendo limpados atualmente e outros 19 tem previsão de início das ações de retirada de resíduos em breve. O objetivo é concluir todos os 99 até o mês de setembro. 

Segundo o prefeito João Campos (PSB), mais de 64 mil toneladas de resíduos foram removidos dos canais. 

"Isso faz parte de um plano de investimento ao longo de todo o ano, não só na chuva. Temos que fazer principalmente no verão, no período que não chove, para garantir uma cidade mais preparada para o período chuvoso", afirmou o gestor municipal. 

Ação Inverno 

A Ação Inverno 2025 contará com um investimento de R$ 322,9 milhões, através de recursos da gestão municipal. As intervenções são diversas e buscam minimizar os impactos das chuvas na cidade. O valor investido em 2021 foi de R$ 96,6 milhões.

Ela é dividida em três eixos de atuação: Prevenção, Infraestrutura e Prontidão. Neles estão trabalhos de micro e macrodrenagem; limpeza de canais; contenção de encostas; vistorias, prevenção e monitoramento em áreas de risco; e reforço na manutenção das encostas já protegidas.

João Campos Recife Prefeitura do Recife chuvas Ação Inverno

Leia também

Líder da oposição na Câmara do Recife cobra João Campos sobre situação de chuvas na cidade


Secretária de Raquel Lyra determina prioridade de recursos do SUS para população LGBTQIAPN+


Categorias de servidores de Caruaru terão reajuste salarial; veja quais são