Cynara Maíra | Publicado em 08/01/2026, às 11h22 - Atualizado às 12h45
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), e o deputado federal Fernando Monteiro (PSD), anunciaram a entrega das chaves do Residencial Vanete Almeida para 902 famílias para o próximo dia 16 de janeiro.
"Essa conquista representa uma luta coletiva e incansável para garantir moradia digna ao nosso povo. Trabalhamos com responsabilidade, fortalecendo parcerias com o presidente Lula e com o deputado Fernando Monteiro", afirmou Márcia Conrado.
O residencial contará com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Também terá escola e creche integradas.
O Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, estará durante a cerimônia de entrega das casas, que será o maior empreendimento da história do município na área de habitação.
Apesar da parceria administrativa na entrega das moradias e endosso de Márcia na reeleição de Fernando para Câmara dos Deputados, os dois ocupam campos opostos na disputa política estadual de 2026.
Após Márcia Conrado romper com a governadora Raquel Lyra (PSD) no começo de 2025, a prefeita se aproximou do prefeito João Campos (PSB), principal adversário da ex-prefeita de Caruaru.
Enquanto isso, Fernando Monteiro subiu o nível de aproximação com Raquel a ponto de migrar para o partido da gestora no final de novembro do ano passado.
Mesmo em palanques estaduais distintos, Márcia Conrado e Fernando Monteiro mantêm a parceria administrativa em Serra Talhada. Os dois atuam juntos na captação de recursos federais desde o início da gestão municipal, em 2021.
Aliadas no início da gestão de Raquel Lyra, até 2024 a relação entre Márcia Conrado e a governadora era de cordialidade e elogios.
O cenário mudou no início de 2025, quando o governo estadual nomeou Miguel Duque, filho do ex-prefeito e rival político de Márcia, Luciano Duque, para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Márcia interpretou o gesto como o fortalecimento de um adversário local.
Logo depois, em março de 2025, a prefeita recebeu João Campos em Serra Talhada, em um encontro que selou a aproximação com o grupo socialista e trouxe um distanciamento definitivo do Palácio do Campo das Princesas. Hoje, Márcia integra o bloco que articula a candidatura do prefeito do Recife ao governo estadual.
Após apoiar Raquel Lyra já em 2022, o deputado federal Fernando Monteiro reforçou os laços com a governadora em 2025. Apesar de estar no Republicanos, partido aliado de João Campos em Pernambuco, o político declarou apoio ao nome da governadora.
A aliança culminou na filiação de Monteiro ao PSD em novembro de 2025, ato ocorreu em Brasília e contou com a presença de Raquel Lyra e do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.
Com a mudança, ele se tornou o primeiro deputado federal da legenda em Pernambuco e uma das primeiras articulações de Raquel para bancada do partido na Câmara.
Prefeitura do Recife fará palestras com comerciantes da orla após polêmica com turistas em Porto de Galinhas
Novo portal da Receita reunirá dados de consumo em tempo real no Brasil
Três anos após a tentativa de golpe, Lula tem nas mãos o poder de veto do PL da Dosimetria