Com previsão de mais chuvas, Neoenergia dobra efetivo para garantir fornecimento de energia

Plantão Jamildo.com | Publicado em 17/05/2025, às 07h27

Caminhão da neoenergia trabalhando em dia de chuva no Recife - DIVULGAÇÃO
COMPARTILHE:

Diante das fortes chuvas que atingem Pernambuco, a Neoenergia Pernambuco anunciou o reforço de suas equipes para o fim de semana, especialmente nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Agreste. A medida visa acelerar o atendimento às ocorrências emergenciais e garantir a continuidade dos serviços de forma segura para a população.

Segundo a companhia, o número de equipes de prontidão será dobrado durante o sábado (17) e o domingo (18), atuando 24 horas por dia para atender situações como quedas de árvores sobre a rede elétrica, cabos partidos e interrupções no fornecimento de energia. O reforço também inclui o aumento do efetivo no Centro de Operações Integradas, permitindo uma resposta mais rápida às solicitações dos clientes.

De acordo com o Centro de Operações do Recife (COP), nas últimas 24 horas foram registrados 167 milímetros de chuva no bairro do Torreão - local que teve mais precipitações - o equivalente a 58% da média histórica do mês de maio. O acumulado causou alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia em diversos pontos da cidade. 

Perigo das ligações clandestinas

A Neoenergia também alerta para os riscos das ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, especialmente durante o período chuvoso. Essas conexões irregulares representam grave risco à vida das pessoas, podendo causar choques elétricos fatais, incêndios e outros acidentes.

Além do perigo, a prática é considerada crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena prevista de até oito anos de reclusão. A companhia reforça que denúncias de ligações irregulares podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da empresa.

Atendimento digital

Para facilitar o contato com a distribuidora e tornar o atendimento mais eficiente, os clientes são orientados a utilizar os canais digitais sempre que possível. Os registros podem ser feitos pelo WhatsApp (81) 3217-6990, pelo site www.neoenergia.com/pernambuco, pelo aplicativo Neoenergia Pernambuco (disponível para Android e iOS), ou ainda pela Central de Atendimento 116.

É importante ter em mãos o número da conta contrato, o que agiliza a localização do endereço e a resolução do problema.

Duas pessoas morreram eletrocutadas

Na última quarta-feira (14), quando iniciou as fortes chuvas no Grande Recife, duas pessoas morreram eletrocutadas em meio a um alagamento, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. As mortes aconteceram após um vazamento de corrente elétrica em um trailer que vende refeições.

De acordo com a Neoenergia, "uma equipe da distribuidora enviada ao local identificou que a estrutura era abastecida por uma ligação irregular de energia".

Fenômeno das fortes chuvas em Pernambuco

As precipitações dos últimos dias na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata foi potencializado pela instabilidade no tempo associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favoreceu o sistema com muita umidade. 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é responsável pela maior parte das chuvas na região equatorial, onde os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram, o que força o ar quente a subir e gerar uma convecção, processo que resulta na formação de nuvens densas e precipitações frequentes.

Neoenergia Energia chuvas

Leia também

Chuva na RMR: Olinda mantém aulas suspensas e UFPE volta atrás e cancela atividades


Em meio às fortes chuvas, Prefeitura do Recife realiza limpeza no Canal do Prado


Parte do teto do Hospital da Restauração desaba com chuvas no Recife