Raquel Lyra cria Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Petrolina

A governadora irá assinar, nesta quinta-feira, o termo aditivo que oficializa a criação da Força Integrada

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 04/09/2025, às 10h24 - Atualizado às 11h06

Governadora Raquel Lyra - Janaína Pepeu/Secom
Governadora Raquel Lyra - Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) assinará, nesta quinta-feira (4), no Recife, o termo aditivo que oficializa a criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em Petrolina.

O grupo será formado a partir de parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), e a Polícia Federal, com foco no enfrentamento de organizações criminosas no Sertão.

Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, a goverdadora irá participar da inauguração do Centro de Treinamento de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), em Abreu e Lima. O espaço foi projetado para simular situações reais de resgate em locais elevados e de difícil acesso, aumentando a capacidade operacional da corporação.

As duas agendas são voltadas para investimentos simultâneos em segurança pública e defesa civil, com o objetivo de reforçar a integração entre forças policiais e ampliação da infraestrutura voltada a treinamentos de emergência.

Raquel Lyra convoca mais de 600 analistas e assistentes em Educação do cadastro reserva de concurso

Também nesta quinta-feira (4), o Governo de Pernambuco nomeou  606 novos profissionais para a área da educação, sendo 102 analistas em gestão educacional e 504 assistentes administrativos educacionais.

Os profissionais são do grupo dos aprovados no cadastro de reserva do concurso público realizado em 2022. A convocação faz parte das ações do programa Juntos pela Educação e agora, com a nova chamada, a gestão estadual totaliza 1.701 analistas e 1.566 assistentes nomeados desde 2023.

"São mais de 600 novos profissionais que chegam para ajudar a fazer a transformação que tanto queremos na educação do nosso Estado", destacou a governadora.