Apesar de não chamar mais professores do cadastro reserva, Raquel Lyra continua fazendo o chamamento dos analistas e assistentes do concurso de 2022
por Cynara Maíra
Publicado em 04/09/2025, às 08h44 - Atualizado às 09h22
O Governo de Pernambuco nomeou, nesta quinta-feira (4), 606 novos profissionais para a área da educação, sendo 102 analistas em gestão educacional e 504 assistentes administrativos educacionais.
A convocação, publicada no Diário Oficial do Estado, foi entre os aprovados do cadastro de reserva do concurso público realizado em 2022 e faz parte das ações do programa Juntos pela Educação. Com a nova chamada, a gestão estadual totaliza 1.701 analistas e 1.566 assistentes nomeados desde 2023.
"São mais de 600 novos profissionais que chegam para ajudar a fazer a transformação que tanto queremos na educação do nosso Estado", destacou a governadora Raquel Lyra (PSD). O secretário de Educação, Gilson Monteiro, registrou que a medida fortalece a capacidade de gestão da rede.
Enquanto continua a ocorrer a convocação dos profissionais de áreas administrativas, os professores do cadastro reserva passam por uma situação diferente.
O governo encerrou as nomeações de docentes do cadastro de reserva, sob o argumento de que o prazo de validade do concurso para este cargo expirou.
Um grupo de professores aprovados contestam a decisão na Justiça, mas ainda sem resultado concreto. Os docentes afirmam que a gestão estadual mantém um número elevado de contratos temporários na rede.
A última grande nomeação de profissionais da educação havia ocorrido em 5 de agosto, quando 197 analistas e assistentes foram convocados.
Os profissionais nomeados pelo Ato nº 5903 serão distribuídos entre as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) e a sede da Secretaria. A maior parte dos convocados será lotada na GRE Região Metropolitana (291), seguida pela GRE Mata Sul - Palmares (94) e GRE Vale do Capibaribe - Limoeiro (89).
As nomeações contemplam diversas especialidades, como direito, ciências contábeis e gestão geral.
Enquanto as nomeações para analistas e assistentes continuam, o governo optou por abrir uma nova seleção simplificada para a contratação temporária de 1.027 professores da educação básica, em vez de continuar a convocar os aprovados do cadastro reserva ou anunciar um novo certame.
Parte dos docentes não convocados recorreu à Justiça e obteve nomeações por meio de decisões liminares individuais.
Uma ação coletiva movida por um grupo de aprovados ainda aguarda julgamento no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).