Raquel Lyra convoca segunda turma para curso de formação do Corpo de Bombeiros

Com nova turma, o governo Raquel Lyra chegará em 613 bombeiros formados. Número de policiais militares já passa dos dois mil

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 04/09/2025, às 07h43 - Atualizado às 08h34

Raquel Lyra participa de conclusão de novos bombeiros - Ed Machado/Seplag
Raquel Lyra participa de conclusão de novos bombeiros - Ed Machado/Seplag

A governadora Raquel Lyra (PSD) convocou, na quarta-feira (3), 333 candidatos aprovados para a segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar.

A medida dá sequência ao cronograma de reforço no efetivo das forças de segurança, que integra o programa Juntos pela Segurança.

A nova convocação ocorre pouco mais de um mês após a formatura de 280 soldados da primeira turma, em julho, e da incorporação de 2.299 novos policiais militares, em agosto.

Os convocados devem iniciar o treinamento ainda em setembro, com data e orientações a serem publicadas no site da organizadora do concurso.

Reforço no efetivo

Com a formação dos 333 novos alunos, o governo chegará a 613 novos bombeiros militares incorporados desde o início da gestão.

Antes de serem distribuídos para atuação no estado, os convocados passarão por um treinamento de sete meses, com aulas teóricas e práticas.

"Logo logo, após esse importante período de estudos, esses 333 homens e mulheres estarão nas ruas servindo a todo o Estado com compromisso, entrega e seriedade", declarou a governadora Raquel Lyra.

A primeira turma, com 280 bombeiros, concluiu o curso em julho e seus integrantes já atuam em grupamentos da Região Metropolitana do Recife.

Ações do Juntos Pela Segurança

As convocações e formaturas fazem parte do plano Juntos pela Segurança, lançado em 2023 com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade em Pernambuco.

A meta principal do programa é alcançar uma redução de 30% nos crimes violentos letais intencionais, violência contra a mulher e crimes contra o patrimônio até 2026.

Para isso, a gestão prevê a contratação de mais de 7 mil novos agentes para as forças de segurança até 2026, conforme afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O plano estadual, com vigência até 2030, estrutura as ações em eixos como prevenção, fortalecimento das polícias e articulação com o sistema de justiça. O programa prevê um investimento total de R$ 850 milhões entre 2023 e 2026 para viabilizar projetos de infraestrutura e reaparelhamento das forças de segurança.

A primeira turma do curso de formação de bombeiros, com 280 novos soldados, concluiu o treinamento em 31 de julho. Em 12 de agosto, ocorreu a cerimônia de formatura de 2.299 policiais militares na Arena de Pernambuco.