Governadora Raquel Lyra lançou aplicativo Ta na mão, que garante tradução em Libras 24h para serviços públicos
por Cynara Maíra
Publicado em 02/09/2025, às 16h00 - Atualizado às 16h17
Durante evento em Santo Amaro, a governadora Raquel Lyra (PSD) lançou, nesta terça-feira (2), o aplicativo Tá Na Mão, uma plataforma que oferecerá tradução simultânea em Libras 24 horas por dia para facilitar o atendimento de pessoas surdas em serviços públicos.
O lançamento ocorreu durante a solenidade de assinatura de termos de fomento com 50 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam na pauta da Pessoa com Deficiência, garantindo um novo pacote de incentivos para a inclusão social no estado.
Além da governadora Raquel Lyra, também compareceram ao evento a vice-governadora Priscila Krause e a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Joanna Figueiredo. Ambas as iniciativas integram o Programa Pernambuco Acessível, lançado pela gestão em fevereiro deste ano.
"Firmamos convênios com cinquenta instituições não governamentais que atuam em Pernambuco em apoio às pessoas com deficiência. Esse é um marco histórico. Pela primeira vez, o Governo do Estado apoia organizações que precisam muito de suporte financeiro e técnico", destacou Raquel Lyra.
O aplicativo Tá Na Mão funcionará como uma plataforma de intermediação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de videochamadas em tempo real.
O serviço, que estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, poderá ser acessado em computadores e dispositivos móveis em órgãos públicos como delegacias, hospitais e unidades do Expresso Cidadão.
A plataforma estará disponível em equipamentos públicos por meio de QR Codes e também pelo seu site oficial.
Durante a solenidade, a governadora também assinou os termos de fomento que garantirão o financiamento de projetos de 50 OSCs selecionadas em edital público. As entidades, que atuam em todas as macrorregiões do estado, receberão valores entre R$ 60 mil e R$ 120 mil para a execução de suas ações.
A secretária Joanna Figueiredo destacou que a seleção dos projetos priorizou a interiorização dos recursos.
"Esse lançamento marca um novo tempo na política de acessibilidade em Pernambuco. Ao lado das cinquenta assinaturas das Organizações da Sociedade Civil, de todas as regiões do Estado, o Governo do Estado fortalece uma grande rede de inclusão", afirmou.