Sertânia inaugura centro acadêmico da UFPE

A cidade de Sertânia, no interior do Estado, agora será uma cidade universitária, com o selo da UFPE

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 04/09/2025, às 09h11 - Atualizado às 09h56

A prefeita de Sertâna, Pollyanna Abreu, em visita ao Recife - Jamildo.com
A prefeita de Sertâna, Pollyanna Abreu, em visita ao Recife - Jamildo.com

A prefeita de Sertâna, Pollyanna Abreu, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, estarão realizando na semana que vem a instalação e início das atividades do Centro Acadêmico do Sertão (CAS/UFPE) no município.

As aulas começam já na segunda-feira (08). Serão 175 alunos que vão estudar em cursos como Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Engenharia de Energia Renováveis, Gestão Pública e Licenciatura em História. No próximo ano, vão começar os cursos de Medicina e Veterinária.

Em um encontro informal no Recife, com o site Jamildo.com, a jovem gestora deixava transparecer a enorme alegria com o que entende ser um marco histórico para a cidade.

"A chegada do CAS representa um avanço gigantesco para a educação superior em toda a nossa região. Sertânia se torna polo de conhecimento, inovação e oportunidades, beneficiando não apenas os sertanienses, mas também os municípios vizinhos, fortalecendo o desenvolvimento social, cultural e econômico do Sertão".

"É a concretização de um sonho coletivo que abre novas portas para a juventude, valoriza a nossa gente e projeta Sertânia como referência acadêmica em Pernambuco", aposta.

A inauguração está marcada para o dia 08 de setembro, às 16 horas, no Centro Acadêmico do Sertão, no Centro de Sertânia.

"A experiência da empreendedora será um grande diferencial na gestão da prefeita frente ao município de Sertânia. Vi em seus olhos coragem para enfrentar os grandes desafios da municipalidade", afirma Inácio Feitosa, advogado e ex-conselheiro do Conselho Federal da OAB.

Reforço para a economia local

A economia de Sertânia, no interior de Pernambuco, é marcada pela predominância da administração pública, que representa 52,3% do PIB local, seguida pelo setor de serviços (37%), indústria (5,7%) e agropecuária (5%).

A cidade tem um PIB de cerca de R$ 367,4 milhões e abriga uma população de aproximadamente 34,3 mil habitantes.

O município se destaca por ter uma diversidade média no comércio e serviços, além de ser um centro local com forte influência para municípios vizinhos, atraindo visitantes principalmente pela cultura e lazer.

Referência para a região de Arcoverde, a agropecuária, com ênfase na ovinocaprinocultura, e a produção rural também são atividades significativas.