Deputada Débora Almeida (PSDB) teceu críticas ao Governo Federal e convidou o presidente Lula para uma visita a São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco
por Clara Nilo
Publicado em 20/03/2025, às 13h15 - Atualizado às 14h13
Na última terça-feira (18), o aumento do valor da bandeja de ovos em todo o Brasil foi tema de discussão na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O Governo Federal foi alvo de críticas da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), aliada de Raquel Lyra (PSD) durante o debate.
Débora, que representa o setor avícola e tem a defesa do agro como forte bandeira de seu mandato, ressentiu a insinuação feita pelo presidente Lula de que os produtores estariam manipulando os preços dos ovos.
"Eu to querendo descobrir onde é que teve um ladrão que passou a mão no direito de comer ovo do povo brasileiro", exclamou o chefe do executivo, durante discurso, na última sexta-feira (14). A fala não foi bem recebida e Lula, que está passando por uma crise de popularidade, sofreu ainda mais críticas nas redes sociais.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os preços elevados poderiam ser justificados por fatores como: o aumento da demanda durante a Quaresma, os altos custos de produção (crescimento nos preços do milho e da soja) e condições climáticas adversas que afetariam a produtividade das aves.
A parlamentar cobrou do presidente e do Governo Federal que o foco esteja na busca por soluções em detrimento da busca por responsáveis. Ela também convidou Lula para uma visita a São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.
"Nós temos o maior déficit hídrico do país, mas [São Bento do Una] é o 4º maior produtor de ovos do Brasil, com homens e mulheres corajosos e resilientes, que transformam todos os obstáculos em oportunidades", afirmou a deputada ao realizar o convite ao presidente.