Raquel Lyra promete mais policiais nas ruas e concurso para cirurgiões pediátricos

Falta de cirurgiões pediátricos é um dos problemas. Site revelou que decreto de Raquel abre caminho para medidas de emergência na Secretaria de Saúde

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 27/12/2024, às 10h47 - Atualizado às 11h00

Raquel Lyra, em evento da área de Educação - Yan Lucca/ Jamildo.com
Raquel Lyra, em evento da área de Educação - Yan Lucca/ Jamildo.com

Na entrevista que concedeu ao radialista Geraldo Freire, na CBN Recife, para fazer um balanço de sua gestão em 2024, o jornalista Jamildo Melo, do site Jamildo.com, perguntou para governadora Raquel Lyra (PSDB) quais seriam os próximos passos do programa Juntos pela Segurança, de combate a violência.

O site pontuou que aconteceram avanços importantes, como a queda de mortes violentas por mais de sete meses seguidos agora em 2024, mas que a percepção da população não havia mudado tanto, considerando a mais recente pesquisa da Quaest.

A área de segurança pública tem o maior índice de avaliação negativa (41%) entre os sete itens avaliados pela população.

A governadora Raquel Lyra disse que o próximo passo seria a realização de uma aula inaugural do curso de formação de mais 2,4 mil praças da Polícia Militar, em um evento a ser realizado na segunda-feira, na Arena Pernambuco, às 10 da manhã.

"Com uma duração de sete meses de curso, eles (os novos PMs) entrarão em operação em julho do ano que vem. Assim, a partir do primeiro semestre do ano que vem, a percepção vai mudar. Estamos fazendo o maior investimento desta área, mas não se vira essa chave da noite para o dia", declarou, acrescentando que serão ao todo 7 mil novos policiais em Pernambuco, somando com policiais civis e penais.

Concurso para cirurgiões pediátricos

Depois de segurança e mobilidade, Saúde é o terceiro maior desafio para o governo Raquel Lyra, conforme a mais recente pesquisa da Quaest. A área tem um índice de negativo de 35% dos entrevistados.

Nesta semana, o site Jamildo.com revelou, de forma exclusiva, que a falta de cirurgiões pediátricos leva Raquel Lyra a autorizar medidas emergenciais e extraordinárias pela Secretaria de Saúde.

"Já chamamos 10 mil na educação, nove mil professores mais analistas. E vamos fazer concurso para médicos pediatras. Não é um problema fácil mas vamos resolver", afirmou.

@blogdojamildo