Câmeras de videomonitoramento começam a ser instaladas nos hospitais estaduais. Serão instaladas inicialmente 890 câmeras com tecnologia facial
por Jamildo Melo
Publicado em 22/07/2025, às 14h16 - Atualizado às 14h56
Nesta segunda-feira (21/07), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), iniciou a instalação de um moderno sistema de videomonitoramento hospitalar em diversas unidades da rede estadual. A ação visa aumentar a segurança, melhorar o controle de acesso e garantir a proteção do patrimônio público.
As primeiras unidades a receberem os equipamentos são os hospitais da Restauração (HR), Getúlio Vargas (HGV) e Otávio de Freitas (HOF), no Recife — considerados pilares da emergência pública em Pernambuco. Em seguida, o sistema será implementado nas seguintes localidades:
📍 Sede da SES-PE no Bongi
📍 Anexo da Secretaria (antiga Faculdade Nova Roma)
📍 Sede da Boa Vista (antiga Fusam)
📍 Hospitais Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), Geral de Areias (HGA)
📍 Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru
De acordo com o diretor de Tecnologia da SES-PE, Rodrigo Brennand, o sistema contará com:
🔍 Câmeras de alta resolução com reconhecimento facial
🚗 Cancelas automáticas de estacionamento
👨⚕️ Identificação exclusiva para profissionais da saúde
🛡️ Proteção da privacidade e não captação de imagens sensíveis
📊 Monitoramento 24h e gestão centralizada
O investimento total é de R$ 15 milhões, e a operação será realizada por empresa especializada.
Durante o mês de agosto, os funcionários das unidades serão cadastrados com nome, CPF e cargo, integrando o sistema de controle de acesso. Visitantes receberão cartões de identificação para facilitar a entrada segura nos hospitais.
Nesta mesma área, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) segue investindo na ampliação e qualificação da linha de cuidados assistenciais voltada ao enfrentamento ao câncer. Como parte da Política Estadual de Oncologia, o Estado acaba de institucionalizar o Programa de Teleoncologia (TeleOnco-PE) e a estratégia de Navegação do Cuidado, com o objetivo de garantir diagnóstico mais precoce, tratamento oportuno e cuidado integral às pessoas com câncer em todo o território pernambucano.