Angiologistas, cirurgiões vasculares e endovasculares não atenderão aos usuários Assefaz, Camed, Cassi, Conab, Fachesf, Geap Saúde, Saúde Caixa
por Jamildo Melo
Publicado em 14/05/2025, às 13h48 - Atualizado às 14h00
Na semana passada, o presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos de Pernambuco (CEHM-PE), Mario Fernando Lins e os diretores do Simepe Eraldo Arraes e Carlos Eduardo se reuniram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na sede do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, com os médicos cirurgiões vasculares, angiologistas e endovasculares que atendem a operadora de saúde UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão.
Participaram também da AGE a vice-presidente do Simepe, Jamilly Leite, os diretores Sylvio Vasconcelos, Sirleide Lira, Fernando Junior e José Tenório, além do presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Regional- Recife, José Wellington Barros e do advogado da Defensoria Médica, Vinicius Calado.
Na ocasião, os diretores Eraldo Arraes e Carlos Eduardo relataram sobre a decisão da Unidas que, após reuniões em mesa de negociação referente à pauta entregue em 2024, informou que a negociação não será mais em bloco, com as 23 operadoras do grupo, e sim de forma individual.
Segundo o Simepe, os médicos demonstraram insatisfação e preocupação com essa postura unilateral da Unidas.
Após esclarecimentos, os médicos cirurgiões vasculares, angiologistas e endovasculares aprovaram a proposta por unanimidade de suspensão dos atendimentos aos usuários Assefaz, Camed, Cassi, Conab, Fachesf, Geap Saúde, Saúde Caixa, entre outras, em 15 dias, a partir da comunicação oficial ao Grupo Unidas e as empresas filiadas.
"Enquanto não for concluída a negociação, a categoria permanece sem atendimento em suas especialidades".
A CEHM-PE vai encaminhar ofício, comunicando à decisão dos profissionais, aos representantes do Grupo Unidas.
Além disso, promete seguir na defesa da união das entidades médicas e dos direitos e reivindicações dos médicos pernambucanos. "O diálogo, equilíbrio e bom senso, devem sempre prevalecer, nesses delicados momentos da negociação", afirmaram, em comunicado ao site Jamildo.com.
A UNIDAS atua em todas as unidades federativas e representa operadoras que administram planos de saúde para seus próprios colaboradores, servidores e associados.