João Campos anuncia desapropriação para construção de nova Unidade de Saúde da Família no Prado

USF + Nova Prado, de acordo com a Prefeitura do Recife, irá atender 12 mil pessoas e deve ser entregue em 2026

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 16/09/2025, às 10h27 - Atualizado às 10h47

Edson Holanda/ Prefeitura do Recife
Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira (16), que irá construir a Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Nova Prado, no bairro do Prado, Zona Oeste da cidade. Para viabilizar o projeto, dois imóveis foram desapropriados nas ruas Gomes Taborda e Ulysses Pernambucano. O investimento é de R$ 1,44 milhão, com recursos do tesouro municipal. 

De acordo com dados da PCR, a unidade deve beneficiar cerca de 12 mil moradores do Prado, Zumbi e da Comunidade Berardo, na Madalena, áreas até então descobertas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O equipamento terá quatro equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal, funcionando em horário ampliado, das 7h às 19h. A previsão é de que a obra seja concluída em 2026.

“Estou assinando agora o decreto de desapropriação de dois imóveis na Rua da Lama, onde vai ser construída uma nova unidade de saúde. Vamos poder fazer uma homenagem a dona Carminha, que foi uma grande guerreira nascida e criada nesta área da cidade. A desapropriação vai ser feita de forma imediata para, no próximo ano, começar a obra de construção da unidade”, afirmou o prefeito João Campos (PSB) durante o anúncio.

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a iniciativa representa um avanço histórico na cobertura do SUS na capital.

"Estamos vivendo um período de avanço histórico da Estratégia de Saúde da Família no Recife. Quando iniciamos a expansão, no final de 2023, 59,4% do território da cidade era coberto e hoje já estamos em 80%, sendo que a meta é chegar a 100%. Essa inclusão do SUS, nessa dimensão, em torno de 300 mil pessoas, só se tem registro na própria implantação do programa no Recife, na década de 90", explicou ela.

Desde 2023, segundo dados da gestão municipal, foram entregues 61 USFs + no Recife.