O treinamento capacita os médicos do sertão e irá auxilia-los para enfrentamento de doenças respiratórias infantis
por Jamildo Melo
Publicado em 23/03/2025, às 12h10
Médicos do Sertão pernambucano participaram, no último sábado (22), do curso PALS (Pediatric Advanced Life Support), realizado em parceria entre o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe).
O treinamento aconteceu na Faculdade de Medicina do Sertão e teve como objetivo qualificar os profissionais, especialmente em Arcoverde, para enfrentar doenças respiratórias infantis durante períodos sazonais, onde essas condições se agravam.
Carol Tabosa, vice-presidente do Simepe, destacou o impacto positivo do curso na formação continuada dos médicos da região.
“O curso é um marco para a formação continuada dos médicos do Sertão. Essa era uma demanda dos colegas médicos, já que no ano passado a região apresentou a maior taxa de mortalidade durante o período de crises respiratórias agudas nas crianças", explicou.
"Por isso, dialogamos com a sociedade de especialidade, com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com direção do Hospital Regional de Arcoverde para de maneira estratégica, iniciarmos com o curso aqui pela cidade que é a porta do Sertão. Esperamos seguir com essa parceira por demais regionais, ajudando os colega se capacitarem, cada vez mais, para enfrentamento as dificuldades respiratórias que afetam nossas crianças”, destacou, em informe ao site Jamildo.com.
A iniciativa contou com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Hospital Regional de Arcoverde, fortalecendo estratégias de combate às dificuldades respiratórias infantis no Sertão.
Durante o curso, os médicos receberam treinamento em técnicas avançadas de suporte à vida em pediatria, com foco em condições como asma e pneumonia. Essa capacitação visa não apenas aumentar a eficácia no atendimento emergencial, mas também proporcionar um cuidado mais rápido e eficiente às crianças da região.
"Este treinamento é fundamental para aumentar a eficácia no atendimento emergencial, salvando vidas e garantindo que as crianças da região recebam o cuidado adequado".