Carreta da Mulher ultrapassa 4 mil atendimentos em Pernambuco

Ação estratégica busca reduzir barreiras de acesso a serviços especializados em regiões onde há maior dificuldade de marcação e atendimentos

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 07/07/2025, às 14h28 - Atualizado às 14h56

Unidades atendem  municípios de Recife, Bezerros e Palmares, onde permanece até o próximo domingo, dia 14 de julho. - Foto: Divulgação/SES
Unidades atendem municípios de Recife, Bezerros e Palmares, onde permanece até o próximo domingo, dia 14 de julho. - Foto: Divulgação/SES

Lançada no fim de maio pelo Governo de Pernambuco, a Carreta da Mulher Pernambucana já soma 4.364 atendimentos realizados em diferentes regiões do estado. A estrutura itinerante de saúde, voltada exclusivamente ao público feminino, atua agora nos municípios de Recife, Bezerros e Palmares, onde permanece até o próximo domingo, dia 14 de julho.

As carretas oferecem consultas e exames especializados, com foco no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças, como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia e biópsia de lesão de colo de útero. Também estão incluídos atendimentos com ginecologista, teleconsultas com mastologista e atividades de educação em saúde.

Ação estratégica do governo, a iniciativa busca reduzir barreiras de acesso a serviços especializados, especificamente em regiões onde há maior dificuldade de marcação por via tradicional. A marcação é feita pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com encaminhamento para a Central de Marcação de Consulta Especializada (CMCE). Há também possibilidade de atendimento por demanda espontânea, dentro dos critérios técnicos de cada equipe.

Para a gerente da III Regional de Saúde, Joyce Morais, a chegada da carreta em municípios como Palmares representa mais do que a entrega de exames. "É um cuidado que se aproxima da realidade de muitas mulheres que ainda enfrentam obstáculos para acessar serviços básicos de saúde. Queremos que cada mulher se sinta acolhida e escutada", afirma.

A ação também tem potencial de fortalecer indicadores de saúde da mulher, como cobertura de mamografias e detecção precoce de câncer de colo de útero, áreas em que o estado ainda enfrenta desafios, segundo levantamentos recentes do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os atendimentos seguem em horário comercial, das 9h às 17h, com atuação simultânea das três carretas. 

Onde estão as carretas da Mulher nesta semana (07 a 14/07)

Bezerros (Agreste) - Rua Dr. Paulo Viana de Queiroz, bairro de São Sebastião

Palmares (Mata Sul) - Pátio da Sulanca, Rua Cel. Pedro Paranhos

Recife - Rua Frei Cassimiro, bairro de Santo Amaro