Yves Ribeiro se reúne com João Campos após sair do PT por apoiar aliado de Raquel Lyra contra PSB em Paulista

Após defender aliança com Raquel Lyra na eleição de 2024 e apoiar nome de Ramos contra candidato do PSB, Yves Ribeiro fez gesto para João Campos

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 24/12/2025, às 10h18 - Atualizado às 10h50

João Campos segura mão de Yves Ribeiro, ambos sorriem
Yves Ribeiro divulgou apoio a João Campos - Reprodução

Yves Ribeiro publicou foto com João Campos na véspera de Natal e citou "caminho da volta".

O ex-prefeito saiu do PT em dezembro de 2024 para evitar expulsão após apoiar Ramos (PSDB) em Paulista.

Yves havia declarado apoio à reeleição de Raquel Lyra e se filiou ao Podemos em agosto de 2025.

O político relembrou a relação com Miguel Arraes e Eduardo Campos na postagem.

Na manhã desta quarta-feira (24), véspera de Natal, o ex-prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, divulgou uma foto ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Em mensagem nas redes sociais, o político citou a união da "experiência com a juventude" e fez referência a  Miguel Arraes e Eduardo Campos, bisavô e pai do atual gestor da capital.

"Ninguém se perde no caminho da volta", escreveu Yves. Ele governou Paulista pela última vez entre 2021 e 2024. Antes do encontro, Ribeiro protagonizou embates com o PSB na Região Metropolitana, levando a quase uma expulsão do PT após a eleição de 2024. 

Yves passou por processo de expulsão no PT por fidelidade a Raquel Lyra

 Em dezembro de 2024, Yves entregou uma carta de desfiliação à legenda. O objetivo foi evitar um processo de expulsão.

A crise com a sigla começou durante as eleições municipais de 2024. Na ocasião, o então prefeito contrariou a executiva petista. O partido apoiava Júnior Matuto, candidato do PSB na época, no segundo turno. Yves subiu no palanque de Ramos (PSD), candidato alinhado à governadora Raquel Lyra (PSD). O então tucano venceu a disputa contra o socialista.

Antes da aproximação com João Campos, Yves mantinha alinhamento com o Palácio do Campo das Princesas. Ele chegou a afirmar publicamente, em agosto de 2024, que ajudaria na reeleição de Raquel Lyra. Em agosto de 2025, filiou-se ao Podemos. O partido de Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho, presidente da Amupe e aliado da governadora.

Histórico de oscilações

A trajetória de Yves com o PSB registra idas e vindas. Ele foi aliado de Eduardo Campos e, em 2012, lançou Júnior Matuto como sucessor em Paulista. Anos depois, rompeu com o antigo afilhado político. Yves chegou a ser filiado à sigla socialista. 

Na disputa pelo Governo do Estado em 2022, o ex-prefeito apoiou Marília Arraes (Solidariedade). Na época, ele se opôs tanto ao candidato do PSB, Danilo Cabral, quanto a Raquel Lyra no primeiro turno. Naquele período, queixou-se de retaliações do então governador Paulo Câmara por não apoiar Danilo