Vinicius Castello anuncia filiação ao PCdoB e pré-candidatura a deputado estadual

Vinicius Castello, ex-vereador de Olinda, deixa o Partido dos Trabalhadores, se filia ao PCdoB e confirma pré-candidatura a deputado estadual.

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 19/09/2025, às 15h33

Vinicius Castello, pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB - DIVULGAÇÃO
Vinicius Castello, pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB - DIVULGAÇÃO

O ex-vereador de Olinda Vinicius Castello anunciou, nesta sexta-feira (19), sua filiação ao PCdoB e confirmou a pré-candidatura a deputado estadual por Pernambuco. Castello foi candidato a prefeito de Olinda nas eleições de 2024, vencendo o primeiro turno e obtendo mais de 105 mil votos no segundo turno, mas foi derrotado.

A decisão de migrar do PT para o PCdoB, segundo ele, ocorreu após diálogo com a ministra e ex-prefeita da Marim dos Caetés, Luciana Santos e reflete identificação com os valores históricos do partido. Em nota divulgada nas redes sociais, Vinícius afirmou que a filiação representa um passo na continuidade de sua trajetória política..

A nota ainda destacou sua atuação como vereador pelo PT em Olinda, com mais de 18 projetos de lei aprovados, além da candidatura a deputado estadual em 2022. Naquele pleito, alcançou 22.713 votos e tornou-se primeiro suplente da federação PT-PCdoB-PV. Segundo ele, a experiência reforçou a necessidade de construção de base e fortalecimento de projetos políticos locais.

Chegou a hora de seguir novos caminhos, sem abrir mão dos mesmos princípios que sempre me guiaram. Ao me somar ao PCdoB, levo comigo a mesma paixão por Olinda, o mesmo compromisso com o povo e a mesma vontade de transformar a política em ferramenta de emancipação”, afirmou.

Luciana Santos e Vinícius Castello

Vinícius ressaltou ainda a importância do trabalho coletivo e da experiência adquirida no PT, agradecendo o apoio de dirigentes, além de reiterar apoio à candidatura de reeleição do senador Humberto Costa em 2026.

No anúncio de pré-candidatura a deputado estadual, o ex-vereador afirmou que pretende representar Olinda e Pernambuco, defendendo trabalho digno, saneamento, infraestrutura, educação, saúde, segurança e direitos de comunidades marginalizadas, povos tradicionais, pessoas negras, LGBT e com deficiência.

Fazer com que o povo se sinta representado e ouvido dentro dos espaços de poder sempre foi minha missão. Agora assumo mais esse desafio, porque é imprescindível me colocar novamente à disposição do povo para fazer valer os direitos que nos pertencem”, afirmou.