Vinda de Lula a Pernambuco no Carnaval de 2026 vira incerteza. Carlos Veras confirma vinda

O deputado Carlos Veras afirma que ainda não foi informado oficialmente de um eventual cancelamento da agenda de Lula no Carnaval de Pernambuco em 2026

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 09/02/2026, às 07h18 - Atualizado às 08h14

Há rumores de que o presidente Lula cancelaria agenda em Pernambuco durante o Carnaval. PT-PE ainda não recebeu informação oficial
Há rumores de que o presidente Lula cancelaria agenda em Pernambuco durante o Carnaval. PT-PE ainda não recebeu informação oficial

Vinda do presidente Lula a Pernambuco para o Carnaval de 2026, antes tratada como certa pelo PT-PE, passou a ser alvo de incertezas nos bastidores políticos.

Assessoria do deputado Carlos Veras, presidente do PT-PE, afirma que ele ainda não foi oficialmente informado sobre eventual cancelamento da agenda de Lula no Estado.

Lula planejava participar do Galo da Madrugada após convite do prefeito do Recife, João Campos, em agenda que também incluiria viagens a Salvador e Rio de Janeiro no período carnavalesco.

Rumores indicam que o presidente poderia desistir da ida a Pernambuco para não acirrar o conflito político local entre João Campos e a governadora Raquel Lyra em ano pré-eleitoral.

Setores do PT em Pernambuco divergem sobre o alinhamento na disputa pelo governo estadual, apesar da sinalização do senador Humberto Costa de apoio a João Campos em 2026.

Também pesa na avaliação do Planalto a comunicação desencontrada sobre possível agenda em Garanhuns, onde aliados falavam em inauguração do Hospital do Amor, mas a gestão municipal informa que a entrega está prevista para março.

Equipe de Lula avalia ainda questões de segurança e controle de público no Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, em um reduto considerado consolidado para o presidente.

Apesar da confirmação pelo presidente do PT-PE, Carlos Veras, da vinda do presidente Lula (PT) ao Galo da Madrugada no sábado de Zé Pereira (14), rumores no meio político indicam a possibilidade de que o Líder do Executivo Nacional cancele a agenda no estado

Em resposta ao questionamento do site Jamildo.com, a assessoria de Carlos Veras afirmou que "O presidente do PT-PE, Carlos Veras, ainda não foi oficialmente informado de nada" sobre um eventual cancelamento da agenda de Lula em Pernambuco. 

Carlos Veras confirmou a visita de Lula no dia 29 de janeiro. Portais também divulgaram os planos do presidente de visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro, polos carnavalescos com aliados fortes para reforçar sua base nesse período pré-eleitoral. 

Lula viria para participar do Galo da Madrugada após o prefeito do Recife, João Campos (PSB), divulgar que convidou o presidente para o bloco. 

Após a publicação da matéria, o deputado Carlos Veras afirmou ao Jamildo.com que o presidente Lula mantém a agenda. 

"Até o presente momento está confirmada a vinda do presidente Lula. Eu estive com ele agora em Salvador e está confirmada a vinda dele. Ele quer vir. Claro que uma agenda de um presidente da República pode mudar a qualquer instante, a qualquer momento, mas até o presente momento, o desejo do presidente Lula é vir ao Galo da Madrugada, o Carnaval de Recife, de Pernambuco", disse. 

O que levaria Lula a não vir a Pernambuco? 

Portais afirmam que Lula poderia cancelar a visita para evitar o conflito entre João Campos e a governadora Raquel Lyra (PSD) no estado. Especula-se que o presidente não viria a Pernambuco durante o primeiro turno das eleições justamente para não incentivar os ânimos de grupos petistas que divergem sobre o posicionamento do partido em relação à disputa pelo Governo de Pernambuco. 

Apesar da defesa de políticos como o deputado estadual João Paulo (PT) e Doriel Barros (PT), o senador Humberto Costa (PT) afirmou que o apoio petista irá para João Campos

Outro ponto seria uma falha de comunicação sobre uma agenda em Garanhuns. Aliados de Lula indicavam que o presidente inauguraria o Hospital do Amor durante sua passagem, mas o prefeito da cidade, Sivaldo Albino (PSB), afirmou que a estrutura estaria pronta em março e que a visita seria apenas uma vistoria. 

Como Pernambuco é um reduto consolidado de Lula, a movimentação traria mais vantagens para aliados do que ao próprio presidente. Também há preocupações por parte da equipe de Lula sobre a segurança e controle do público em meio ao maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.