Mesmo podendo receber apoio de diversos candidatos na disputa pelo Governo de Pernambuco, a senadora afirma que Lula depositará seu apoio em apenas um palanque
por Clara Nilo
Publicado em 17/03/2025, às 15h08
Durante entrevista para a Rádio Folha, na manhã desta segunda-feira (17), a senadora pernambucana Teresa Leitão afirmou que o presidente Lula irá depositar o seu apoio em apenas um palanque na disputa política pela chefia do Governo de Pernambuco em 2026.
Apesar de existir a possibilidade do presidente receber apoio de diferentes candidatos, a senadora garantiu que a escolha será tomada de forma estratégica e que a reeleição de Lula deve ser o grande norte desta decisão.
“Ele pode ter mais de um apoio, o que é diferente de ter mais de um palanque. Uma coisa é receber apoio de diversos palanques, outra é ter seu palanque estrategicamente e politicamente definido”, explicou a senadora.
Ao ser indagada sobre as eleições de 2026 como um todo, Teresa Leitão analisou que a disputa pelo Senado está tendo mais foco do que a competição pelo Governo Estadual. Segundo ela, este é um cenário político atípico.
"O foco desta eleição vai ser a campanha de senador, porque é importante para os dois campos [esquerda e direita], tem vários, mesmo sendo uma eleição de duas vagas. A gente tem que fazer essa discussão, porque rompeu o ano, a urna chega", afirmou ela.
De acordo com a pesquisa divulgada na última sexta-feira (14), pelo Instituto Paraná Pesquisas, Humberto Costa (PT) e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), estão à frente da corrida pelas duas vagas ao Senado em Pernambuco.
Humberto Costa lidera com 32,9% de intenções de votos no primeiro cenário e 33,9% no segundo. Miguel Coelho, plogo em seguida, tem 30,1% e 31%. O resultado da pesquisa reflete a força política do PT e a herança da influência do grupo Coelho no interior do estado, respectivamente.