Ex-procurador-geral de Justiça assume vaga de desembargador do TJPE, com compromisso de fortalecer a acessibilidade e a celeridade no Judiciário
por Yan Lucca
Publicado em 08/01/2025, às 13h52
Nesta quarta-feira (08), tomou posse do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o ex-procurador-geral Justiça, Marcos Antônio Matos de Carvalho.
A cerimônia solene de posse foi realizada no Palácio da Justiça, no Recife, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a governadora Raquel Lyra.
Com uma carreira consolidada no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcos Carvalho acumula 25 anos de atuação na instituição. Durante esse período, ocupou várias posições, sendo a mais recente a de procurador-geral de Justiça, cargo que exerceu no biênio 2023–2025. Sua nomeação como desembargador se deu pelo Quinto Constitucional, em uma ampliação do TJPE que aumentou o número de integrantes da Corte de 52 para 58, com o objetivo de melhorar a eficiência e a acessibilidade do Judiciário pernambucano.
A escolha de Marcos Carvalho foi formalizada após a eleição de uma lista tríplice, elaborada por uma comissão de desembargadores e entregue à governadora, que destacou a importância de sua chegada ao Tribunal. “Não tenho dúvida de que, na condição de representante do Quinto Constitucional do Ministério Público de Pernambuco, o desembargador Marcos vai ajudar todo o time do Tribunal de Justiça a poder fazer com que a Justiça do nosso Estado seja cada vez mais forte, altiva e próxima da população. E eu, como governadora de Pernambuco, venho aqui colocar o Poder Executivo mais uma vez à disposição do Judiciário, para que possamos fortalecer o nosso Estado e diminuir a desigualdade social”, afirmou Raquel Lyra durante a solenidade.
Em seu discurso de posse, Marcos Carvalho enfatizou seu compromisso com a democracia, a independência dos Poderes e a busca por uma Justiça mais acessível e eficaz. “Assim como os demais colegas, trabalharei por uma justiça acessível, célere e efetiva. Hoje é um dia muito especial na minha vida. Agradeço aos amigos pelos 25 anos no Ministério Público de Pernambuco e hoje assumo com muita honra o cargo de desembargador do Tribunal", declarou.
A ampliação do TJPE foi destacada como essencial para aliviar a sobrecarga de processos e proporcionar mais agilidade no atendimento à população. “Recebemos o desembargador Marcos de braços abertos. Ele chega em um momento em que o Poder Judiciário está unido e voltado para os interesses da população. Há mais de 10 anos que o Tribunal de Justiça não contava com uma ampliação, deixando os desembargadores sobrecarregados com processos”, afirmou o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
A solenidade de posse reuniu importantes representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de lideranças institucionais e empresariais. Entre os presentes estavam o senador Fernando Dueire, o deputado federal Lula da Fonte, os deputados estaduais Débora Almeida, Jarbas Filho e Joaquim Lira, e o prefeito do Recife, João Campos. Também compareceram o procurador-geral de Justiça nomeado do MPPE, José Paulo Cavalcanti Filho, o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas, e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Leia também
@blogdojamildo