CCLJ prevê votação da indicação de Virgílio Oliveira no mesmo dia da sabatina, durante a reunião plenária da tarde
por Ana Luiza Melo
Publicado em 05/08/2025, às 12h21
Nesta terça-feira (05), a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco marcou para a próxima semana, no dia 12 de agosto, a sabatina de Virgílio Oliveira, indicado pelo Governo de Pernambuco para o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha. Virgílio está ocupando o cargo de administrador-adjunto desde o dia 16 de maio, enquanto aguarda o rito
Pela manhã, a sabatina está marcada para acontecer na reunião da CCLJ e a previsão é que na tarde do mesmo dia a indicação seja votada em plenário.
De acordo com o Blog Cenário, que publicou com exclusividade sobre a data da sabatina, o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), falou por telefone com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e com a líder do governo na Casa, Socorro Pimentel (UB), informando sobre a decisão.
Ainda de acordo com a publicação, o parlamentar também conversou com o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), que é pai de Virgílio, e com o próprio administrador.
Durante a reunião desta terça, o relator escolhido por sorteio foi o deputado Waldemar Borges (PSB). Ele afirmou que apresentará o relatório, mas que não estará presente, por questão de coerência, já que ele é autor da proposta que pede eleições diretas para o cargo de administrador do arquipélago.
Nestas situações, de acordo com o Regimento Interno da casa, o parlamentar suplente fará a leitura do relatório.
No dia 28 de março, a governadora em exercício na ocasião, Priscila Krause, indicou Virgílio Oliveira para o cargo de administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha. A formalização dessa indicação foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo na mesma data.
Virgílio Oliveira é um advogado pernambucano, filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho de Sebastião Oliveira, presidente estadual do partido Avante.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Virgílio possui pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Antes de sua indicação, atuou como assessor jurídico do desembargador Márcio Fernando Aguiar na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco e em diversas áreas do Direito em escritórios privados.
Sua nomeação reforça a presença do Avante no governo estadual, especialmente após a indicação de Emmanuel Fernandes (Manuca) para a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
O nome de Virgílio entrou em substituição ao de Walber Santana, atual secretário executivo de Meio Ambiente, que inicialmente foi indicado para a função de gestor da ilha, mas segundo fontes, a governadora Raquel Lyra (PSD) desistiu da indicação.