Novo administrador de Fernando de Noronha, Vírgilio Oliveira, foi indicado por meio de publicação no Diario Oficial desta sexta-feira (28).
por Ana Luiza Melo
Publicado em 28/03/2025, às 16h05
A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, indicou Virgílio Oliveira para o cargo de administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha. A formalização dessa indicação foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo, nesta sexta-feira (28).
Virgílio Oliveira é um advogado pernambucano, filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho de Sebastião Oliveira, presidente estadual do partido Avante.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Virgílio possui pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Antes de sua indicação, atuou como assessor jurídico do desembargador Márcio Fernando Aguiar na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco e em diversas áreas do Direito em escritórios privados.
Sua nomeação reforça a presença do Avante no governo estadual, especialmente após a indicação de Emmanuel Fernandes (Manuca) para a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
O nome de Virgílio entrou em substituição ao de Walber Santana, atual secretário executivo de Meio Ambiente, que inicialmente foi indicado para a função de gestor da ilha, mas segundo fontes, a governadora Raquel Lyra (PSD) desistiu da indicação.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é um distrito especial de Pernambuco, administrado por um administrador-geral nomeado pelo governador do estado, com a aprovação prévia da Assembleia Legislativa.
Atualmente, não há uma data definida para a sabatina de Virgílio Oliveira na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Após a distribuição do nome de Virgílio, será designado um relator, e somente então serão agendadas a sabatina e a votação.
Desde o dia 28 de janeiro de 2025, a ilha tem como gestora a administradora interina Nathalie Mendonça, que ocupou o cargo com a saída de Thallyta Figueirôa.
O partido Avante recentemente se aproximou do governo de Raquel Lyra ao integrar oficialmente sua base política. Essa aliança foi consolidada com a nomeação de Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, no dia 24 de março deste ano.
Essa parceria é estratégica para Raquel Lyra, pois amplia sua base de apoio político e fortalece seu projeto para as eleições de 2026. João Campos adotou uma postura diplomática em relação à saída do Avante de sua base.
Ele afirmou que as movimentações partidárias são naturais e que quem deveria esclarecer o rompimento seria Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante. João também destacou que não houve desrespeito ou afronta de sua parte e que está aberto ao diálogo, caso necessário.
Leia também