Governadora passou por Salgueiro, Bezerros e Pesqueira e ressaltou segurança, contratações artísticas e impacto econômico da folia
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 16/02/2026, às 06h48
Raquel Lyra visitou polos do Sertão e Agreste no fim de semana.
Governadora destacou mais de 1,3 mil contratações artísticas.
Papangus e Caiporas receberam apoio do Governo do Estado.
Festas têm impacto econômico e reforço no esquema de segurança.
A governadora Raquel Lyra (PSD) cumpriu agenda em polos do interior de Pernambuco durante o domingo de Carnaval, com passagens por Bezerros e Pesqueira, após ter acompanhado, no sábado (14), a programação em Salgueiro, no Sertão Central. Nas três cidades, a gestora destacou os investimentos do Estado na descentralização da folia e no reforço da segurança pública.
Em Salgueiro, Raquel foi recebida por cortejo de frevo, passistas e desfile de bonecos gigantes em homenagem aos 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime. A programação contou com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, para contratação de atrações artísticas.
“São mais de 1.300 contratações, sendo mais de 90% delas de nomes do nosso Estado, gerando emprego e renda. Até o final do Carnaval, vamos estar nas ruas apoiando as cidades”, afirmou a governadora. Ela também mencionou o esquema de segurança montado para o período. “Os ‘laranjinhas’ estão nas ruas garantindo a segurança”, disse.
No domingo (15), a governadora acompanhou o desfile dos papangus em Bezerros, no Agreste Central, ao lado da vice-governadora Priscila Krause (PSD) e da prefeita Lucielle Laurentino (União Brasil). A tradição é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.
Raquel percorreu o trajeto do bloco até o palco montado em frente à prefeitura e destacou a presença do Estado na festa. “O Governo do Estado está presente com a segurança pública, além de contratações artísticas e culturais. Essa é a nossa forma de contemplar e respeitar a força das nossas tradições”, afirmou.
A prefeita Lucielle Laurentino ressaltou que este é o primeiro Carnaval do município sem rodízio de água. “Passamos mais de quatro décadas sem receber água no Carnaval, mas agora a Adutora do Agreste chegou. Podemos celebrar a folia dos papangus com água na torneira”, declarou.
Segundo dados divulgados pela organização, o Carnaval dos Papangus reúne mais de 500 atrações e mais de 50 troças e blocos, com estimativa de público superior a 550 mil pessoas e movimentação econômica em torno de R$ 20 milhões.
Ainda no domingo, Raquel Lyra esteve em Pesqueira, também no Agreste, onde acompanhou o Carnaval dos Caiporas ao lado do prefeito Cacique Marcos Xukuru. A programação conta com polos descentralizados, incluindo o Palco Principal, o Polo Prado – Samba & Pagode e atividades em comunidades rurais e indígenas.
“São milhares de lançamentos de efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil e mais de R$ 80 milhões investidos. Das atrações artísticas contratadas, mais de 90% são pernambucanas”, afirmou a governadora.
O prefeito Cacique Marcos Xukuru destacou o planejamento para a realização da festa. “Foram meses de planejamento e agora a gente está fazendo essa entrega para o nosso povo”, disse.
O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, também acompanhou a agenda e apontou o impacto econômico da folia para a região. “Melhora o turismo, a região toda ganha com esse investimento”, afirmou.
Leia também