PSDB tira influencer de partido aliado a Raquel Lyra

Influenciador que estava no Podemos de Marcelo Gouveia vai para o PSDB de Álvaro Porto, recentemente desligado da base governista de Raquel Lyra

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 25/11/2025, às 08h34 - Atualizado às 09h04

Gabriel Porto faz um joinha com a mão ao lado de um homem com chapeu de cangaceiro, ele tem um dos outros para o lado. Ao fundo tucano simbolo do psdb
Gabriel Porto participou da filiação de influenciador, anteriormente filiado ao Podemos - Alexandre Aroeira/ Divulgação

PSDB filia influenciador digital Galo Cego, ex-Podemos, para fortalecer partido em Pernambuco.

Movimento faz parte da reorganização da legenda após saída de aliados de Raquel Lyra.

Partido busca conquistar vaga na Câmara dos Deputados, onde não tem representantes pelo estado.

Atual presidente estadual do PSDB, Álvaro Porto, lidera articulações e mira eleições de 2026.

Após a saída em massa de nomes aliados da governadora Raquel Lyra (PSD), o PSDB tenta se organizar para 2026 com a entrada de nomes vindos de outros partidos. 

Além de Diogo Moraes, ex-PSB, e uma aliança com o PRD na chapa para Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a sigla liderada pelo deputado Álvaro Porto tenta trazer nomes digitais para auxiliar no processo de transição da legenda em Pernambuco. 

Na segunda-feira (24), o antigo partido da governadora Raquel Lyra filiou o influenciador Galo Cego. Com 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais e 800 mil inscritos no Youtube, o comunicador era filiado ao Podemos, partido aliado de Raquel. 

Em 2022, Galo Cego concorreu para vaga de deputado federal, ficando com 9.577 votos. Na última eleição, o parlamentar pernambucano com menor votação a conseguir se eleger foi Renildo Calheiros (PCdoB), com 59.686 votos

Outro famoso cotado para disputar a Câmara dos Deputados em 2026 pelo PSDB é Charles Rekson, que faz dupla com Tiringa. Já filiado ao partido tucano, o influenciador conseguiu 41.497 votos em 2022. 

PSDB tenta manter legenda

A entrada de novos nomes na disputa tenta conquistar uma vaga para legenda na Câmara dos Deputados. Na atual legislatura não há parlamentares do PSDB na bancada pernambucana.

O partido sofre nacionalmente com pequeno volume, tendo apenas 13 deputados eleitos em 2022, e com risco de sofrer com a cláusula de barreira, podendo perder o Fundo Eleitoral. 

Atualmente federado com o Cidadania, o PSDB deve romper a federação no próximo ano, mas ainda não sabe com quem poderia se unir. A legenda tentou uma fusão com o Podemos, mas diversos conflitos dificultaram o processo, que acabou encerrado. 

Um dos impasses seria em Pernambuco, já que Porto é um adversário de Raquel e deve apoiar o prefeito João Campos (PSB) em 2026, enquanto o Podemos é uma sigla fiel à governadora. 

Com a saída de Raquel Lyra do partido e a intervenção do diretório nacional na presidência estadual, a governadora levou todos os prefeitos eleitos em 2024 pelo PSDB para o PSD, que agora tem mais de 70 gestores municipais.