O prefeito de Petrolina, Simão Durando, já havia cobrado o Governo do Estado sobre o assunto em abril deste ano, em entrevista ao PodJá
por Clara Nilo
Publicado em 21/07/2025, às 16h18 - Atualizado às 16h34
O prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), cobrou, mais uma vez, a governadora Raquel Lyra (PSD) pela construção de um hospital estadual no município. O prefeito já havia ressaltado essa demanda outras vezes, inclusive em entrevista ao jornalista Jamildo Melo, no PodJá, em abril deste ano.
Durando falou sobre o assunto novamente durante a Conferência Municipal de Saúde, que contou com a presença de profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil.
Na ocasião, o prefeito da cidade afirmou que, entre todas as regiões do estado, apenas o Vale do São Francisco seguiria desassistido por uma unidade hospitalar estadual, o que representaria uma "desigualdade inaceitável no acesso à saúde pública".
“Isso precisa ser encarado como uma necessidade de todos. Não é um pedido do prefeito, é um pedido do povo, de quem mais precisa. Precisamos unir esforços do município, do estado e do governo federal para que a gente tenha esse equipamento o mais rápido possível e não vai atender só a Petrolina, mas toda região do Vale do São Francisco”, disse Durando em seu discurso.
“Não dá pra governar de gabinete. A gente cobra, fiscaliza, escuta. Estamos trabalhando todos os dias por um atendimento mais humano, porque estamos lidando com vidas. Quem não tiver sensibilidade para cuidar de gente, de atender bem o nosso povo, não pode estar no serviço público”, acrescentou ele.
No início de junho deste ano, Durando apresentou um plano de investimento no valor de R$ 800 milhões para a cidade de Petrolina. O recusro vem de bancos internacionais e foi aprovado junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento.
A iniciativa deve focar em ações estruturantes nos setores de mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento, urbanização, assistência social e esportes.
Leia também