Silvio Costa Filho discutiu com o prefeito Marcílio Régio a construção de um aeroporto no município, em parceria com a iniciativa privada
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 12/07/2025, às 10h20
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) tem reafirmado que seu foco para 2026 é disputar uma vaga no Senado Federal. O plano é integrar a chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deve concorrer ao governo de Pernambuco. Ele, inclusive, tem subido o tom contra a governadora Raquel Lyra (PSD).
Em entrevistas recentes, o ministro apontou a perda de protagonismo da governadora e afirmou que não a vê mais como uma liderança. "Não vejo um ambiente de unidade ou de construção política no seu entorno", disse à Rádio Folha.
Com essa definição, Silvio Costa Filho descarta disputar novamente um mandato de deputado federal, cargo que é licenciado para o ministério. Quem deve representar o grupo familiar na disputa pela Câmara dos Deputados é o irmão, Carlos Costa, que já cumpre agendas em todo o Estado de olho em 2026.
Enquanto articula sua participação na majoritária de 2026, o ministro esteve na sesta sexta-feira (11), em Goiana, na Mata Norte, onde discutiu com o prefeito Marcílio Régio (PP) ações de infraestrutura para o município. Entre os temas, está a proposta de construção de um aeroporto, em parceria com a empresa Sada.
“O meu empenho está garantido, prefeito. Goiana vai dar um novo salto de crescimento na sua gestão e eu estarei empenhado em ajudar, seja na área de transporte, ou de turismo e cultura, que são marcas importantes desta cidade”, declarou Silvio Costa Filho durante reunião no Paço das Heroínas de Tejucupapo.
O prefeito destacou a importância do projeto para o desenvolvimento local. “Esse é um grande projeto que vai gerar mais empregos e fortalecer ainda mais o nosso desenvolvimento. O apoio do governo federal é fundamental para que possamos concretizar mais esse sonho para Goiana”, disse Marcílio Régio.
Ainda em Goiana, o ministro visitou a planta da Stellantis, onde conversou com a direção da montadora sobre a logística de exportação da produção automotiva. Em 2024, mais de 80 mil veículos foram exportados a partir do Porto de Suape, sendo 77% oriundos da fábrica localizada no município.
“A Stellantis cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Só em 2024, foram mais de 80 mil veículos exportados, uma produção de mais de mil carros ao dia. A Stellantis gera hoje quase 15 mil empregos para nosso estado. É um parceiro importante e no Ministério vamos trabalhar para ajudar a melhorar o escoamento da produção”, afirmou Silvio Costa Filho.
Entre as ações planejadas pelo Governo Federal estão obras de dragagem em Suape, a modernização do pátio de veículos e a construção do Arco Metropolitano, que ligará o terminal portuário ao polo automotivo.
Leia também