Pesquisa mostra que apenas 35% avalia positivamente o transporte público e a mobilidade em Pernambuco. Semobi mudou de secretário em julho
por Cynara Maíra
Publicado em 08/09/2025, às 08h21 - Atualizado às 08h55
O Governo de Pernambuco anunciou uma nova mudança no setor de mobilidade, um de seus pontos mais críticos de avaliação nas últimas pesquisas.
O engenheiro civil André de Souza Fonseca deixou o cargo de secretário executivo de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) para assumir a presidência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE).
André substitui Rivaldo Melo, que estava no posto desde abril de 2023. Para o lugar de Fonseca na Semobi, foi nomeado o economista Pedro Neves.
"Agradeço a Rivaldo Melo pelos serviços prestados à frente do DER-PE, ajudando-nos na execução do PE na Estrada. Tenho certeza que André Fonseca responderá à altura o desafio de continuar o trabalho de revitalização da malha viária pernambucana", afirmou a governadora Raquel Lyra (PSD).
Esta é a segunda mudança na área em poucos meses. Em julho, a governadora já havia trocado o comando da Semobi, nomeando André Teixeira Filho como secretário titular.
A troca ocorre em um setor com baixa aprovação popular. Uma pesquisa recente da Quaest aponta que a área de mobilidade tem avaliação positiva de apenas 35% dos pernambucanos, enquanto 34% a consideram negativa e 31% regular. O transporte público tem o pior desempenho, com 35% de avaliação negativa contra 34% de positiva.
O objetivo das mudanças deve ser ampliar a eficiência das entregas da gestão, para maximizar a avaliação da governadora, que disputa a reeleição em 2026.
André de Souza Fonseca, o novo presidente do DER-PE, é engenheiro civil com mais de 25 anos de experiência.
Antes de assumir o órgão, atuou como secretário executivo de Habitação, em que participou do lançamento do programa Morar Bem Pernambuco, e presidiu a Agência Condepe/Fidem. Com passagens pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo de Rondônia, ele ocupava a secretaria executiva da Semobi nos últimos meses.
Pedro Neves, que assume a secretaria executiva da Semobi, é economista e atuava como diretor na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) desde 2023.
Com passagem pela iniciativa privada e pela diretoria financeira da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Neves também é colunista econômico e professor de educação financeira.
Rivaldo Melo, que deixa o DER-PE, foi uma escolha técnica de Raquel Lyra no início da gestão.
Servidor público federal com pós-graduação em engenharia de transportes, na área Engenharia Civil, ele presidiu o órgão por aproximadamente dois anos e seis meses.
Antes de assumir o DER, atuava como coordenador na Advocacia Geral da União (AGU) e teve passagens pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).