O nome de Marília Arraes não foi citado na disputa, mas Humberto Costa aparece em primeiro lugar em todos os cenários para as vagas ao Senado
por Cynara Maíra
Publicado em 11/04/2025, às 08h22
Enquanto a disputa pelo Governo de Pernambuco mostra vantagem forte para um dos candidatos, o cenário das duas vagas do Senado em Pernambuco apresenta um acirramento que deve aumentar até 2026.
É o que mostra a pesquisa Real Time Big Data, divulgada na noite de quinta-feira (10). O levantamento contratado pela Record TV questionou os eleitores sobre quatro cenários de candidatos na disputa pelo Senado no estado.
A análise demonstrou uma vantagem de atual senador Humberto Costa (PT) que lidera todos os cenários da pesquisa.
O maior índice do petista é de 33%, enquanto fica com 27% em um cenário contra o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) e o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL).
Miguel e Humberto, inclusive, têm se criticado nos últimos meses, em um tom de competição pelos votos dos pernambucanos.
Em março, Miguel Coelho criticou Humberto ao questionar a aplicação dos recursos do senador em relação ao estado e a transparência dessas ações.
Em resposta, o petista chamou Miguel de “bolsonarista que mudou de posição após a eleição”.
Enquanto o primeiro lugar está melhor demarcado, a segunda posição oscila entre os cenários.
A maior desvantagem no momento parece ser do senador Fernando Dueire (MDB) que já tem a vaga na Casa, mas aparece em baixos índices. Dueire assumiu o posto após Jarbas Vasconcelos se aposentar.
Única candidata mulher que se coloca disponível para disputar o Senado, Marília Arraes (Solidariedade) não foi citada no levantamento.
A ex-deputada tenta uma vaga na chapa do primo, João Campos (PSB), mas a concorrência pela vaga ao lado do socialista também envolver Silvio Costa Filho, Miguel Coelho e até então Humberto Costa.
O levantamento entrevistou 500 pernambucanos entre os dias 8 e 9 de abril de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.