Mesmo com forte mobilização da governadora para alterar vantagem do prefeito do Recife, Raquel continua em desvantagem contra João Campos em pesquisa
por Cynara Maíra
Publicado em 11/04/2025, às 06h49
Apesar dos esforços da governadora Raquel Lyra (PSD) para ampliar e fortalezar sua base política e melhorar a avaliação com os eleitores, a pesquisa Real Time Big Data divulgada na quinta-feira (11) demonstra a manutenção da vantagem para o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
O levantamento contratado pela Record TV demonstra que João Campos tem 67% das intenções de voto em uma eventual eleição pelo Governo de Pernambuco contra Raquel Lyra (PSD) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL).
Comparado aos índices da pesquisa de janeiro de 2025 do mesmo instituto, João Campos e Raquel mantiveram o mesmo percentual, enquanto Gilson Machado oscilou um ponto para cima. Tudo indica que o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vá concorrer a uma vaga ao Legislativo.
Veja os números e suas comparações com o cenário apresentado em janeiro:
O baixo índice de nulos/brancos e indecisos indica também que os candidatos precisarão “roubar” um grande número de eleitores de João Campos para terem a chance de levarem o pleito para um segundo turno com o socialista.
O cenário de vantagem para João Campos também segue nas aprovações de gestões. Enquanto o prefeito mantém um índice de aprovação semelhante ao índice de sua vitória na eleição de 2024, Raquel Lyra tem uma avaliação dividida.
49% dos eleitores entrevistados afirmam desaprovar o governo de Raquel, enquanto 46% diz aprovar. 5% não soube responder. No caso do socialista, 77% dizem aprovar sua administração, contra 19% de desaprovação e 4% de pessoas que não souberam responder.
Após o fim das eleições de 2024, Raquel tem conduzido novas alianças e fortalecido grupos aliados. Apenas entre janeiro e abril de 2025, a governadora:
A pesquisa entrevistou presencialmente 500 eleitores pernambucanos entre os dias 8 e 9 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.