Apesar de mobilização de Raquel Lyra, pesquisa mantém alta vantagem de João Campos em disputa

Mesmo com forte mobilização da governadora para alterar vantagem do prefeito do Recife, Raquel continua em desvantagem contra João Campos em pesquisa

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 11/04/2025, às 06h49

Raquel Lyra e João Campos são os principais nomes na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026 - Divulgação/ Todos pela Educação
Raquel Lyra e João Campos são os principais nomes na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026 - Divulgação/ Todos pela Educação

Apesar dos esforços da governadora Raquel Lyra (PSD) para ampliar e fortalezar sua base política e melhorar a avaliação com os eleitores, a pesquisa Real Time Big Data divulgada na quinta-feira (11) demonstra a manutenção da vantagem para o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

O levantamento contratado pela Record TV demonstra que João Campos tem 67% das intenções de voto em uma eventual eleição pelo Governo de Pernambuco contra Raquel Lyra (PSD) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL).

Números da pesquisa sobre eleição de 2026 para o Governo de Pernambuco

Comparado aos índices da pesquisa de janeiro de 2025 do mesmo instituto, João Campos e Raquel mantiveram o mesmo percentual, enquanto Gilson Machado oscilou um ponto para cima. Tudo indica que o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vá concorrer a uma vaga ao Legislativo.

Veja os números e suas comparações com o cenário apresentado em janeiro:

  • João Campos (PSB): 67% (=)
  • Raquel Lyra (PSD): 22% (=)
  • Gilson Machado (PL): 5% (+1)
  • Nulo/Branco: 2% (-1)
  • Não souberam/não responderam: 4% (=)

O baixo índice de nulos/brancos e indecisos indica também que os candidatos precisarão “roubar” um grande número de eleitores de João Campos para terem a chance de levarem o pleito para um segundo turno com o socialista.

Aprovações de gestões também dá vantagem para João Campos

O cenário de vantagem para João Campos também segue nas aprovações de gestões. Enquanto o prefeito mantém um índice de aprovação semelhante ao índice de sua vitória na eleição de 2024, Raquel Lyra tem uma avaliação dividida.

49% dos eleitores entrevistados afirmam desaprovar o governo de Raquel, enquanto 46% diz aprovar. 5% não soube responder. No caso do socialista, 77% dizem aprovar sua administração, contra 19% de desaprovação e 4% de pessoas que não souberam responder.

Movimentações de Raquel Lyra

Após o fim das eleições de 2024, Raquel tem conduzido novas alianças e fortalecido grupos aliados. Apenas entre janeiro e abril de 2025, a governadora:

  • Mudou de partido, indo do PSDB para o PSD, próximo da base de Lula e flertando com o PT
  • Fez reformas no secretariado para fortalecer o Podemos e o PP, além de trazer o Avante para sua base
  • Tentou aproximações com o União Brasil na condução de secretariados e diálogos com representantes da legenda
  • Colocou ex-prefeitos dentro de sua Casa Civil
  • Ampliou entregas na Região Metropolitana do Recife, principal força de João Campos

Sobre a Pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa entrevistou presencialmente 500 eleitores pernambucanos entre os dias 8 e 9 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.