Pesquisa ao Senado mostra vantagem para esquerda e acirramento entre candidatos à direita; veja números

Novo levantamento aponta dois nomes da esquerda com vantagem, enquanto Gilson Machado e outros dois nomes da direita empatam tecnicamente em pesquisa

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 20/10/2025, às 08h27 - Atualizado às 09h02

Montagem de 6 fotos: Marília Arraes, Eduardo da Fonte, Gilson Machado, Humberto Costa, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho
Alguns dos nomes que aparecem na pesquisa ao Senado em Pernambuco - Montagem: Jamildo.com

Liderança: Marília Arraes (Solidariedade) lidera a nova pesquisa ao Senado com 17,08%, seguida por Humberto Costa (PT), com 12,95%.

Disputa na Direita: Há um empate técnico triplo pela terceira posição entre Gilson Machado (PL) (8,18%), Miguel Coelho (União Brasil) (7,89%) e Anderson Ferreira (PL) (7,84%).

Voto Cruzado (João Campos): Entre os eleitores de João Campos, a preferência pela chapa da esquerda é alta: Marília tem 32,13% e Humberto, 21,27%.

Voto Cruzado (Raquel Lyra): Entre os eleitores de Raquel Lyra, Marília (12,67%) e Humberto (11,76%) também lideram, mas Eduardo da Fonte e Silvio Costa Filho aparecem com 4,52% cada.

Metodologia: O levantamento foi feito entre 10 e 16 de outubro e possui margem de erro de 3 pontos percentuais

Uma nova pesquisa do Instituto França sobre as intenções de voto para o Senado em Pernambuco mostra vantagem para dois nomes à esquerda: a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) na liderança, com 17,08% das intenções de voto, e  senador Humberto Costa (PT), que aparece com 12,95%.

Enqanto Marília e Humberto estão nas duas primeiras opções, o levantamento feito  entre 10 e 16 de outubro, mostra um acirramento na disputa pela terceira posição, com três pré-candidatos do campo da direita em empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Neste grupo estão o ex-ministro Gilson Machado (PL), com 8,18%; o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 7,89%; e o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 7,84%.

Os números indicam uma vantagem para os pré-candidatos do campo da esquerda, muitos dos quais disputam as duas vagas na chapa majoritária que deve ser liderada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Confira os números da pesquisa para o Senado

  • Marília Arraes (Solidariedade): 17,08%

  • Humberto Costa (PT): 12,95%

  • Gilson Machado (PL): 8,18%

  • Miguel Coelho (União Brasil): 7,89%

  • Anderson Ferreira (PL): 7,84%

  • Eduardo da Fonte (PP): 4,95%

  • Jô Cavalcanti (PSOL): 3,24%

  • Silvio Costa Filho (Republicanos): 2,5%

  • Fernando Dueire (MDB): 0,74%

  • Nenhum/Branco/Nulo: 20,86%

  • Não sabe/Não quis responder: 13,77%

Voto ao Senado entre eleitores de João Campos e Raquel Lyra

A pesquisa também detalhou a preferência dos entrevistados de acordo com a disputa pelo governo estadual. Entre os eleitores que declaram voto em João Campos, a maioria prefere Marília Arraes (32,13%) e Humberto Costa (21,27%).

Já no eleitorado que prefere a governadora Raquel Lyra (PSD), o cenário de intenção de voto é mais indefinido, com Marília Arraes (12,67%) e Humberto Costa (11,76%) ainda à frente, mas com percentuais menores. Marília foi adversária direta de Raquel nas eleições de 2022 e tece diversas críticas à governadora. 

Nesse grupo, o deputado Eduardo da Fonte (PP), aliado de Raquel , aparece em terceiro lugar com 4,52%, tecnicamente empatado com o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), que também registrou 4,52%.

Silvio Costa Filho, que também disputa um lugar na chapa de João Campos , aparece com apenas 2,5% no cenário geral. O atual senador Fernando Dueire (MDB), que enfrenta um impasse sobre sua posição no partido , registrou 0,74%.

A pesquisa entrevistou eleitores de Pernambuco entre os dias 10 e 16 de outubro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.